O ator Cauã Reymond utilizou as redes sociais para desabafar sobre envenenamento de seus dois cachorros, Romeu e Shakira. Visivelmente abalado, o ator relatou que os animais foram envenenados, descrevendo o ato como uma “maldade sem tamanho”.
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Acabei de chegar do trabalho, fui chamado mais cedo. Envenenaram meus dois cachorros. Um está à beira da morte, o outro também está muito mal. Provavelmente um envenenamento com carne com chumbinho”, disse o artista, em vídeo publicado nos Stories do Instagram.
Leia também | Entre Papos & Sabores” estreia na TV Cidade
Apesar da tristeza, Cauã disse que não deseja mal para ninguém, mas fez questão de ressaltar que está muito triste.
“Eu já tive quando era criança um cachorro envenenado. Cê não sabe a dor que isso causa. Não desejo nada de mal para ninguém, mas eu tô muito triste”, lamentou.
A prática é crime com pena pesada
O envenenamento de animais é uma infração prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98), no artigo 32, que estabelece pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.
No caso de cães e gatos, a pena é mais severa, com reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda, conforme § 1º-A do mesmo artigo. Se ocorrer a morte do animal, a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço, de acordo com o § 2º.
A venda ilegal de venenos, como o “chumbinho”, também é punível por lei, de acordo com o artigo 278 do Código Penal e o artigo 273 da Lei de Crimes contra a Saúde Pública nº 9677/98.
Cauã Reymond e a tristeza por envenenamento de cachorros
“Não sei se fizeram isso para tentarem roubar a minha casa depois. Que foi o motivo de terem feito isso, não consigo entender”, continuou o ator, que lamentou o possível ato de covardia contra os animais.
“Quem fez isso é uma maldade. Quem tem bichinho em casa, cuida do bichinho, ama o bichinho, gato, cachorro, qualquer que seja o bicho… não quer ver ser cachorro envenenado”, disse ele com ar visivelmente abalado.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <