Ícone do site Portal GCMAIS

Como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil e qual a relação com João Doria?

Como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil e qual a relação com João Doria?

Foto: Reprodução

O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho no Brasil, não é feriado nem ponto facultativo, mas é uma data de grande importância para o comércio e o setor de serviços. Diferente da maior parte do mundo, que comemora em 14 de fevereiro, no Brasil a celebração foi instituída em 1949 por iniciativa comercial.

A data brasileira foi idealizada pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Junior. A intenção era impulsionar as vendas em uma época do ano tradicionalmente fraca para o comércio. A campanha foi realizada pela rede de lojas Clipper, com o apoio da Confederação do Comércio de São Paulo (atual Fecomercio-SP), e contou com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”. A escolha do dia 12 de junho foi feita por sua proximidade com o dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, conhecido como o “santo casamenteiro”.

O sucesso da campanha foi imediato, e em poucos anos a data se espalhou por todo o país, tornando-se uma tradição. Em contraste, no resto do mundo, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim. São Valentim é reconhecido por realizar casamentos clandestinos durante as proibições do Império Romano.

A mudança da data no Brasil foi uma decisão comercial, já que 14 de fevereiro geralmente coincide com o Carnaval, uma época que não favorece o comércio. Junho, por outro lado, era um mês de vendas fracas, apesar das festas juninas, tornando-o ideal para a nova celebração.

Dessa forma, o Dia dos Namorados no Brasil é uma criação única que combina tradição religiosa e estratégia comercial, diferenciando-se da celebração global do Dia de São Valentim.

Publicidade

Leia também | IDT oferta mais de 2.300 vagas de emprego no Ceará; saiba quais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile