NA ORLA DE FORTALEZA

Dias após Prefeitura demolir Edifício São Pedro, UFC anuncia incorporação de terreno ao Campus Iracema

O prédio passou anos abandonado sem que nenhum órgão assumisse a responsabilidade pela propriedade.

Compartilhe:
11 de junho de 2024
Portal GCMAIS

Dias depois de a Prefeitura de Fortaleza ter concluído as obras de demolição do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, a Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou a incorporação do terreno ao Campus Iracema, da Instituição. O prédio passou anos abandonado sem que nenhum órgão assumisse a responsabilidade pela propriedade.

Dias após Prefeitura demolir Edifício São Pedro, UFC anuncia incorporação de terreno ao Campus Iracema
Foto: Alysson Pontes

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Somente neste ano, após um laudo técnico apontar os riscos oferecidos pela edificação, a Prefeitura decidiu pela demolição. Logo após, a União assumiu que o local é um Terreno Acrescido de Marinha, portanto pertencente a ela. O prefeito de Fortaleza questionou se o local será realmente reutilizado.

“Eu espero que o terreno do Edifício São Pedro não vire um outro Acquario. Quando o problema estava na mão de todo mundo, eu tive a coragem, a nossa equipe teve a coragem de demolir o São Pedro e agora vem a SPU fazer a interdição?”, interrogou o gestor na última quinta-feira (7).

No local onde ficava o prédio vai ser instalado um centro acadêmico de arte, cultura e eventos da Universidade Federal do Ceará. O terreno foi cedido pela Superintendência do Patrimônio da União no Ceará após a UFC oficializar interesse no fim do ano passado.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A cessão gratuita do terreno ainda não foi realizada oficialmente, mas está em análise em Brasília. A UFC aguarda o documento definitivo para dar início a elaboração do projeto. Já em relação às pendências com os custos da demolição e indenização dos proprietários dos apartamentos, a responsabilidade é da União.

“A Universidade Federal do Ceará notificou a Superintendência do Patrimônio da União do interesse de ter aquele espaço pra UFC. Todas as tratativas para que esse processo se desenrole e a UFC de fato tome posse e seja agraciada em seu pedido, vão ser tomadas pela SPU.  Acredito que quando a SPU tiver resolvido todas as pendências, a UFC vai poder tomar posse do terreno”, afirmou Custódio Almeida, reitor da UFC.

Os antigos moradores que tinham apartamentos no edifício e pagavam um imposto pelo direito de uso devem ser indenizados pela União.

O futuro Campus Iracema será composto também pelo Instituto de Ciências do Labomar e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais, que serão construídos no antigo Aquário Ceará e no prédio dos Correios. Os recursos serão do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC.

“Esses grandes investimentos que a gente está fazendo agora, tipo o Acquario, têm como fonte de recursos o Programa de Aceleração do Crescimento. Nós já estamos autorizados a fazer as licitações. Não estamos mais esperando que o Governo Federal mande dinheiro. Os recursos estão garantidos para a construção do Campus Iracema, o ex-futuro Aquario e a conclusão do Hospital Universitário”, reforçou o reitor Custódio Almeida.

Procurada pela reportagem, a Superintendência do Patrimônio da União não quis se pronunciar sobre o assunto.

Leia também | ‘Espero que não vire um novo Acquario’, diz Sarto após cessão de terreno do Edifício São Pedro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.