Em um dia, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 30 cobras em todo o território do Ceará. O número foi divulgado, nesta terça-feira (11), pela corporação. Além das ocorrências envolvendo as serpentes, também foram atendidas chamadas de risco de ataque de insetos (14 resgates), ocorrências com gases (11), incêndio em residências (6), resgate de animais (6) e incêndio em monturo (6).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Somente em maio, o número de resgates de cobras chegou a 792. É 7 vezes a quantidade dos gatos, que ficaram em segundo lugar, com 111 atendimentos. Em seguida, vieram cassacos (80), iguanas (78) e cães (57). Após o resgate, os animais são devolvidos em segurança ao habitat natural. Caso seja necessário atendimento veterinário, eles são entregues a instituições ou organizações não-governamentais, responsáveis pela reabilitação dos animais.
Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará apontam um aumento de 5,47% na quantidade de resgates realizados em 2024, no comparativo com o mesmo período do ano de 2023. Entre janeiro e maio de 2024, foram resgatados 5.284 animais em todo Estado do Ceará, enquanto em 2023 foram 5.010 animais resgatados pelo CMBCE.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Como agir em caso de encontrar uma cobra
O Corpo de Bombeiros orienta que a população se mantenha afastada de animais silvestres. Animais como as cobras costumam atacar seres humanos ao se sentirem ameaçadas. Por isso, é recomendado o uso de equipamento de segurança individual (EPI), como bota cano longo, luvas de punho alongado e óculos de proteção em áreas de mata.
Leia também | Por menos de 800 eleitores, Juazeiro do Norte ficará sem possibilidade de 2º turno nas eleições de 2024