COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Fortaleza registra queda de 61% nos casos de dengue em 2024

Número de mortes também diminuiu, com apenas um óbito registrado até o momento

Compartilhe:
11 de junho de 2024
Portal GCMAIS

Em um esforço concentrado para manter a redução significativa dos casos de dengue, os agentes de endemias de Fortaleza têm intensificado as atividades nas ruas da capital, que já registra uma queda de 61% nos casos em comparação com o mesmo período do ano passado.

Fortaleza registra queda de 61% nos casos de dengue em 2024
Foto: Daniel Calvet

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O número de mortes também diminuiu, com apenas um óbito registrado até o momento. Essa redução é atribuída não só ao trabalho de eliminação de focos do mosquito e conscientização da população, mas também ao papel fundamental das vacinas no controle da doença.

Com o fim da quadra chuvosa, a limpeza urbana foi intensificada. Uma força-tarefa está atuando em diversos bairros para combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

“Todas as segundas-feiras, convocamos todos os atores que têm interface com esse tema para, além de revitalizar pontos clandestinos de lixo, conversar com a população, que é o grande problema. As pessoas não respeitam o dia normal da coleta seletiva, que ocorre três vezes por semana. Essa conversa, juntando esses atores, busca uma conscientização melhor na comunidade”, explicou o secretário da Regional 4, Ubiratan Teixeira.

Os esforços de orientação e limpeza têm mostrado resultados. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até agora, foram registrados 1.207 casos e nenhum óbito. A redução é de 80% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Estamos no 12º ano, fechando agora no fim de junho sem epidemia de dengue. Este é um recorde absoluto. Conseguimos tirar a cidade da posição de capital brasileira da dengue, de uma cidade que a cada 3, 4, 5 anos tinha grandes epidemias que causavam grandes transtornos. Isso é fruto de muito trabalho, trabalho com inteligência, trabalho de integração com outras secretarias”, destacou Atualpa Soares, gerente de vigilância ambiental de Fortaleza.

A vacinação é uma aliada essencial nesse combate. A segunda fase da campanha de imunização contra a dengue será expandida para incluir mais 23 municípios cearenses. O público-alvo abrange crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Até agora, apenas quatro municípios – Fortaleza, Itaitinga, Eusébio e Aquiraz – tinham recebido as doses do imunizante. Com o anúncio das novas cidades, o número de municípios ministrando a vacina chegará a 27.

Para a nova fase, o estado receberá mais 11.349 doses, embora a data de distribuição ainda não tenha sido divulgada. A vacinação contra a dengue no Brasil começou em fevereiro, em meio a um recorde de casos e mortes devido à doença.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Redução dos casos de dengue em Fortaleza

Leia também | IDT oferta mais de 2.300 vagas de emprego no Ceará; saiba quais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.