Na última atualização divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o número de eleitores em Juazeiro do Norte ficou em 199.223, deixando a cidade fora da possibilidade de um segundo turno nas eleições deste ano por menos de 800 eleitores. A atualização foi realizada na última segunda-feira, (10). A marca de 200 mil pessoas apropriadas para votar é o patamar mínimo para que uma cidade brasileira possa ter eleições decididas no segundo turno.
Apesar da intensa mobilização para transferências de domicílio eleitoral e regularizações de títulos, Juazeiro do Norte, entretanto, não conseguiu atingir o número necessário de eleitores. Os balanços diários do TRE-CE mostraram flutuações no número de eleitores do município, com alguns períodos de aumento e, em seguida, outros de queda. No dia 13 de maio, todavia, a cidade chegou a ter 199.896 eleitores, apenas 104 a menos do que o necessário para um segundo turno. No entanto, o número diminuiu novamente até atingir o montante atual.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As variações no número de eleitores ocorreram, devido a diversas solicitações que estão aguardando o atendimento até o dia 5 de junho, conforme o calendário eleitoral. As flutuações incluíam:
- Transferências de domicílio eleitoral para outros locais do Brasil.
- Alterações de endereço dentro da mesma cidade.
- Alterações de nome social e outras mudanças que não impactam o número total de eleitores.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fortaleza e Caucaia são os únicos municípios com possibilidade de segundo turno
Fortaleza e Caucaia são, portanto, as únicas cidades do Ceará que poderão ter um segundo turno nas eleições, marcado para 27 de outubro, caso nenhum candidato alcance mais da metade dos votos válidos na primeira etapa.
Leia também | Corinthians oferece cargo de CEO para Marcelo Paz, do Fortaleza