A primeira-dama do estado do Ceará, Lia de Freitas, destacou as ações de capacitação a serem tocadas no âmbito do programa Ceará Sem Fome. Em entrevista para a Rádio Jovem Pan News Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (12), ela falou sobre os preparativos desenvolvidos pela gestão estadual.
“Estamos fazendo a mobilização de quem deseja, na família, ao menos uma pessoa para fazer curso, se aperfeiçoar. O governador Elmano está garantindo ao menos uma qualificação por família”, disse ela, detalhando que o objetivo da iniciativa é atuar diretamente nas comunidades para amparar a população em mais de uma frente.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Já entregamos 13 milhões de refeições, e o mais lindo: nenhuma contaminação, graças ao trabalho dessas mulheres”, conta ela, fazendo um balanço das atividades do projeto até o momento. “A gente dorme mais aliviado de saber que os beneficiários têm essa nutrição. O instituto de análises econômicas faz a análise dos dados e de fato são pessoas com baixa renda, precisando dessa complementação. Então ficamos muito emocionados de ver esses espaços adaptados.”
Festival
O Ceará Sem Fome, que está completando um ano de execução, realiza no sábado (15) o Festival Ceará Sem Fome, no Centro de Eventos de Fortaleza, a partir das 8h. Segundo Lia de Freitas, haverá ação de degustação, prestigiando 2 mil homens e mulheres que fazem as cozinhas vinculadas ao programa, com participação de personalidades nacionais, como a culinarista Bela Gil. Ela detalha que a entrada é gratuita, sendo solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Leia também | “Queremos o nosso povo se alimentando três vezes ao dia”, diz Lia Freitas sobre o programa Ceará Sem Fome
Lançamento
O braço de qualificação do projeto, Ceará Sem Fome + Qualificação e Renda, será lançado oficialmente pelo Governo do Estado na tarde desta quarta-feira (12), a partir das 14h, no Palácio da Abolição.
O novo eixo do programa tem como público-alvo beneficiários do programa (cartão e cozinhas) e colaboradores que atuam nas Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPRs). A solenidade contará com a presença do governador Elmano de Freitas e da primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia Freitas.
O objetivo, segundo a administração estadual, é mudar a realidade das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social no Ceará. Serão investidos mais de R$ 46 milhões na iniciativa, que trará capacitações nas áreas de gastronomia, moda, administrativa, beleza, prestação de serviços, tecnologia e recursos naturais.
Serviço
Lançamento do eixo de capacitação e renda do programa Ceará Sem Fome
Data: 12 de junho, quarta-feira
Horário: 14h
Local: Palácio da Abolição – Rua Silva Paulet, 400, Meireles, Fortaleza-CE
Confira a entrevista completa
Ceará sem Fome
As Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR), cozinhas localizadas na capital e no interior do estado, produzem e entregam refeições para as pessoas acolhidas pelo programa Ceará sem Fome. As cozinhas serão administradas por Unidades Gerenciadoras selecionadas pelo governo através de editais públicos.