O Disque-Denúncia, ferramenta de auxílio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lançou, nesta quarta-feira (12), o “E-Denúncias”, uma nova plataforma online que facilitará o envio de informações sigilosas por meio de celulares, tablets ou computadores. O site visa auxiliar nas investigações e capturas realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE).
A página inicial do “E-Denúncias” apresenta 15 tipificações criminais pré-cadastradas, incluindo homicídios, violência contra a mulher, procurados e foragidos, e corrupção. Há também um campo para denúncias relacionadas a crimes não listados no site. Ao usar a plataforma, o usuário deve informar se o crime está ocorrendo no momento do registro ou se já ocorreu.
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No caso de crimes em andamento, o sistema orienta o denunciante a ligar para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), que enviará uma viatura ao local. Se o crime aconteceu anteriormente, o site abre uma aba para o registro, onde o usuário pode fornecer um resumo da situação, data, endereço e outras informações relevantes, sem necessidade de identificação pessoal. Também é possível anexar documentos que auxiliem as investigações.
De acordo com Nelson Pimentel, coordenador de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS), a iniciativa pretende ser mais um canal de comunicação com a população para o recebimento de denúncias anônimas. “O uso do Disque-Denúncia está em crescimento no Ceará, e o E-Denúncias será um facilitador, permitindo ao cidadão utilizar diversos dispositivos para enviar informações”, afirmou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As denúncias enviadas pelo “E-Denúncias” garantirão o anonimato da fonte, seguindo o mesmo protocolo de sigilo mantido pelas denúncias realizadas via telefone e WhatsApp. Cada denúncia recebida é tratada de forma independente. O Disque-Denúncia realiza uma análise preliminar das informações e encaminha os dados às Forças de Segurança para a realização de ações e operações.
Leia também | Homem armado com faca invade hotel em Camocim
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<