O Ceará registrou um superávit primário de R$ 2,4 bilhões nos primeiros quatro meses de 2024, conforme dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). As informações foram apresentadas durante uma reunião da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) na última segunda-feira (10).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, destacou que o superávit é resultado do crescimento significativo das receitas correntes,“evidenciando a capacidade do Estado do Ceará de se ajustar às novas demandas arrecadatórias e combater a sonegação, além de se readaptar a essa nova realidade”.
“O Estado tem, há muitos anos, uma sustentabilidade e equilíbrio que permitem investimentos públicos com a qualidade necessária para que cheguem à população”, ressaltou Fabrízio Gomes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Superávit primário do Ceará
O relatório também apontou que, dos investimentos realizados ao longo do quadrimestre, 64% foram empenhados com recursos próprios. O secretário destacou ainda o cumprimento dos indicadores fiscais e a trajetória positiva das contas estaduais.
Além do presidente da Comissão, deputado Sérgio Aguiar, compareceram o secretário executivo do Tesouro Estadual e Metas Fiscais, Márcio Cardeal; o coordenador de Gestão Fiscal (Cofis), Takeshi Koshima; o coordenador de Gestão Financeira (Cogef), Saulo Toscano; o coordenador de Gestão da Execução Orçamentária Patrimonial e Contábil (Copac), Talvani Rabelo; e os fazendários Pedro Barros, Marco Antônio de Brito e Luiz Roberto Andrade, além Michel Dias, da CearaPar.
Leia também | Obra em estação do Metrofor no Centro de Fortaleza é liberada após nova inspeção
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<