O bairro Conjunto Ceará II vai sediar a sexta edição do Prefeitura Chega Junto, que acontece neste sábado (15). O evento será realizado na Pracinha da UV5, das 8h30 às 12h. Dentre os serviços disponibilizados terão atendimento para pets, emissão de documentos, vacinação, cartão gratuidade para idosos, dentre outras atividades.
A iniciativa já passou pelos bairros Conjunto Esperança, Messejana, Antônio Bezerra, Pirambu e Bom Jardim realizando mais de cinco mil atendimentos à população.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Sexta edição do Prefeitura Chega Junto, no Conjunto Ceará II
Confira a programação
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai ofertar, por meio da carreta móvel do Programa Vem Saúde, os serviços de vacinação, verificação de pressão arterial, educação em saúde bucal com distribuição de escovas e rastreamento de câncer bucal, e também uma ação educativa com abordagem educacional com o público e exposição sobre o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes Agypti e Teste de leishmaniose canina e para diagnóstico de calazar. Durante o evento, será realizada a divulgação do App Mais Saúde e do Tuk Tuk dos Remédios, além do acompanhamento do programa Bolsa Família e do Consultório na Rua.
Transporte
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) oferece os serviços de solicitação de cartões de transporte ao público, como a emissão de Bilhete Único, para usufruir do benefício da integração no transporte, Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente, solicitação de 1ª e 2ª via da carteira estudantil, 1ª e 2ª via de Bilhetinho (gratuidade infantil para crianças até 7 anos ou 1,10 m).
Entre as gratuidades no transporte, também vai ser ofertada a emissão do Cartão do Idoso, além de solicitação de 1ª via e orientação sobre o cartão gratuidade para pessoas com deficiência, voltado para pessoas enquadradas no perfil socioeconômico. Todos os atendimentos da Etufor serão ampliados devido à alta demanda.
Confira a documentação necessária para a emissão dos documentos
Direitos Humanos e Desenvolvimento Social
A Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) vai oferecer atendimentos de Cadastro Único, orientações sobre serviços de proteção à mulher, solicitação de Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), informações sobre o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra e direitos das pessoas LGBTQIA+.
Confira a documentação necessária para o Cadastro Único e para a emissão da CIPTEA:
Fortaleza Limpa
Quem comparecer ao evento vai poder contar com o Ecoponto itinerante, que promove troca de ideias com a população sobre o descarte correto do lixo, informações sobre os equipamentos para manejo de resíduos sólidos disponibilizados pela Prefeitura, distribuição de mudas e adubos, gibis e jogos educativos.
Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) estará com um estande do Sine Municipal voltado para o atendimento aos trabalhadores que desejam uma oportunidade no mercado de trabalho. No local, vai ser possível conferir as vagas de emprego disponíveis, se cadastrar no sistema, tirar dúvidas sobre a elaboração de um currículo, dentre outras atividades.
Unidades do Projeto Meu Carrinho Empreendedor também vão participar do evento.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Serviço aos Pets
A Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), participa da ação com a realização de consultas clínicas, vacinas antirrábicas e distribuição de cartilhas educativas e brindes.
Controladoria e Ouvidoria Geral
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) de Fortaleza estará com uma equipe ofertando o serviço de ouvidoria à população, onde poderá ser registrado manifestações relacionadas a sugestões, pedidos de informação, elogio, denúncia ou reclamação.
Mobilidade
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai estar presente no evento emitindo as credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. Para obter o documento, os interessados devem cumprir os requisitos exigidos como ter mais de 60 anos e comprovar a deficiência.
Para se credenciar, a pessoa com deficiência tem que apresentar os seguintes documentos: laudo ou atestado médico; RG, CPF e comprovante de residência. Os idosos precisam dos mesmos documentos, com exceção do laudo médico.
A AMC levará agentes de trânsito para interagir com a comunidade por meio de ações educativas. Dentre elas, destacam-se o Minicircuito de Bike Infantil e o Jogo de Tabuleiro de Trânsito
Procon
Os serviços do Procon estarão disponíveis para a população com orientação jurídica sobre as relações de consumo, além de abertura de reclamação e distribuição de material educativo. A ideia é resolver problemas que envolvam compra de produtos ou contratação de serviços, levando o direito do consumidor para mais próximo do cidadão.
O Procon ressalta que, para registrar uma reclamação, é preciso estar em mãos com cópia de documentos que comprovem a compra de algum produto ou a aquisição de algum serviço, como nota ou cupom fiscal, recibos, contratos, extratos ou faturas, bem como a cópia de documentação pessoal (RG, CPF ou CNH). Também é imprescindível o comprovante de endereço na capital, já que o Procon atende a consumidores residentes em Fortaleza.
O telefone do Procon Fortaleza para denúncias e informações é o 151.
Leia mais | Insanidade mental de educador físico que matou a esposa na frente do filho vai ser julgada pelo júri popular
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<