Ícone do site Portal GCMAIS

Governo anuncia novo local de usina que poderia derrubar internet do Brasil

Governo anuncia novo local de usina que poderia derrubar internet do Brasil

Foto: Reprodução

O governador Elmano de Freitas (PT) participou de um encontro em Brasília, nesta sexta-feira (14), onde oficializou a realocação da usina de dessalinização para um novo local na Praia do Futuro, em Fortaleza. A mudança, segundo o chefe do executivo, descarta os riscos de afetar os cabos submarinos das empresas de telecomunicações, que poderia derrubar a internet no Brasil. O novo local ficará a 1 quilômetro do que estava previsto e as obras devem se iniciar até o começo de 2025.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“A reunião foi muito exitosa porque encontramos um acordo que concilia nós termos a construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro ao mesmo tempo com o investimento e financiamento para continuar no Ceará das empresas que tem cabos de fibra ótica, inclusive construindo um parque tecnológico onde vamos ter uma parceria com as empresas de tecnologia”, afirmou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Nós propusemos uma alteração do local onde a usina  estava, algo em torno de mil metros em frente aonde será o ponto de captação da água. Então continua na Praia do Futuro, mas isso tirou qualquer dúvida que poderia existir de algum impacto na fibra ótica e tenho a absoluta segurança que isso representa para o Ceará uma conciliação de interesses muito importantes”, frisou Elmano.

Publicidade

Com participação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o encontro foi proposto pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão vinculado à Presidência da República, com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes do Ministério das Comunicações, Ministério da Gestão e Inovação, Secretaria do Patrimônio da União, Ministério da Defesa, Marinha do Brasil e do Governo do Estado do Ceará, além de representantes das associações de empresas de telecomunicações Conexis e Telcomp.

Leia também | Camilo Santana defende fim da greve nas universidades e diz que Lula vai anunciar investimentos no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile