EDUCAÇÃO

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (14)

O prazo tinha sido prorrogado para todos os estudantes do país

Compartilhe:
14 de junho de 2024
Portal GCMAIS

Depois de serem prorrogadas, as inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (14), às 23h59. O prazo anterior era na sexta passada, mas o Ministério da Educação (MEC) adiou para dia 14 junho. Com a mudança, todo o calendário do exame foi alterado.

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (14)
Foto: Reprodução

A principio, a nova data limite, marcada para esta sexta, era apenas para os estudantes no Rio Grande Sul (RS), que enfrentam os impactos das enchentes no estado. Contudo, o MEC optou por estender o prazo para as demais áreas do país. O anuncio da prorrogação foi realizado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na última sexta-feira (7), por meio das redes sociais.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Informo que as inscrições para o Enem 2024 estão prorrogadas para todo o Brasil. Os interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira, 14 de junho, 23h59. Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante. Os concluintes do ensino médio em escola pública não pagam taxa de inscrição”, afirmou.

Apesar das dificuldades, na sexta passada, mais de 70% dos formandos da rede pública já estavam inscritos. Esta sexta também é o último dia para quem quer atendimento especializado durante as provas, além de tratamento pelo nome social.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Não isentos devem pagar a taxa de inscrição até a quarta-feira da próxima semana, dia 19. O pagamento dos R$ 85,00 pode ser via boleto, pix, cartão de crédito ou débito.

As provas serão aplicadas em dois domingos: 3 e 10 de novembro deste ano.

O exame

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é considerado como a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da prova podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Estudantes que não concluíram o ensino médio podem participar do Enem na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Contém informações da Agência Brasil

Leia também | Ministro da Previdência inaugura unidade móvel da Agência da Previdência Social, em Fortaleza

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.