Em entrevista ao Jornal da Cidade, da TV Cidade Fortaleza, o embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Faro Ramos, destacou a importância das Câmaras de Comércio na promoção das relações comerciais entre Brasil e Portugal.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Nós temos a felicidade de ter já 19 câmaras de comércio de Portugal e Brasil em 19 estados deste país. Estamos presentes nos estados mais importantes e eu sempre digo que, para a Embaixada, é um privilégio poder contar com o apoio, com a ajuda da Câmara de Comércio”, afirmou.
Ramos enfatizou que as câmaras desempenham um papel crucial ao facilitar o intercâmbio entre empresários dos dois países. “A Câmara de Comércio leva a missão lá, traz missão cá, faz esse intercâmbio entre empresários, que é muito importante. E, normalmente, os integrantes da Câmara de Comércio são pessoas de credibilidade e importância no seu estado, na sua cidade”, acrescentou.
Embaixador de Portugal destaca importância das Câmaras de Comércio
Questionado sobre as diferenças de empreender no Brasil e em Portugal, o embaixador ressaltou a complexidade do mercado brasileiro devido à sua dimensão continental. “Aqui no Brasil, são 27 Brasis. Então, cada estado é diferente. Eu digo sempre ao empresário português que, antes de investir, querer fazer comércio, se informe muito bem sobre as particularidades de cada estado”, recomendou Ramos.
Ele apontou que, embora o Brasil apresente desafios logísticos e tributários, as oportunidades são vastas e a reforma tributária em discussão pode simplificar o cenário para investidores estrangeiros.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conexão aérea e crescimento do turismo
O embaixador destacou também o papel da TAP Air Portugal na conexão entre os dois países. “A TAP, neste momento, está com mais de 90 voos semanais para todo o Brasil, 11 cidades, vai voar para a 12ª, que é Florianópolis, a partir de setembro. Eu sei que aqui de Fortaleza, por exemplo, que é o voo mais curto, que é entre o Brasil e Portugal, já está com, inclusive, alguns dias mais do que um voo diário”, disse ele, destacando a importância dessa conectividade para o fortalecimento das relações bilaterais.
Diplomacia e investimentos
Sobre as relações diplomáticas, Ramos afirmou que a relação entre Brasil e Portugal sempre foi excelente e que há um crescente intercâmbio de pessoas e negócios entre os dois países. “A comunidade brasileira em Portugal, nesse momento que estamos falando, já é mais de 500 mil pessoas. A relação diplomática é sempre muito boa, mas sempre com possibilidade de melhorar”, explicou.
Ele ressaltou o aumento do investimento mútuo, com diversas empresas portuguesas atuando no Brasil e empresas brasileiras investindo em Portugal. “Temos empresas como a EDP, a Galp, empresas de construção, a hotelaria, o Vila Galé, o Pestana, enfim, vários grupos que se instalam cada vez mais. Então, isso acontece também lá em Portugal”, exemplificou.
Leia também | Camilo Santana defende fim da greve nas universidades e diz que Lula vai anunciar investimentos no Ceará