Ícone do site Portal GCMAIS

O que se sabe sobre o ator e a influenciadora presos por desvio de doações que iriam ao RS

O que se sabe sobre o ator e a influenciadora presos por desvio de doações que iriam ao RS

Foto: Instagram / Aldanísio Paiva

O ator José Aldanísio Paiva da Silva e a influenciadora Regina Jorge Belo da Fonseca foram presos nesta quinta-feira (13), em Fortaleza, suspeitos de desvio de dinheiro arrecadado via doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Confira o que se sabe, até o momento, sobre o casal acusado do crime.

Conforme as investigações, eles teriam criado chaves Pix falsas para fraudar campanhas de arrecadação de donativos, que iriam sobretudo para resgate de animais após o desastre ambiental. Segundo a polícia gaúcha, eles criaram ao menos 235 chaves Pix distintas para desviar dinheiro de várias campanhas de arrecadação. Apenas em maio, novas chaves eram geradas diariamente.

Leia também | Ator e influenciadora suspeitos de fraudar doações ao RS teriam usado o esquema em outras campanhas de arrecadação

A polícia aponta que eles encontravam campanhas legítimas nas redes sociais e alteravam levemente as chaves Pix, contando com erros dos doadores na hora do preenchimento. Os valores coletados com a fraude eram desviados para contas criadas com documentos falsos.

Após a prisão, a Polícia Civil pediu à Justiça que quebre o sigilo bancário do casal. Conforme a delegacia que apura o crime, os dois informaram que arrecadaram entre R$ 5 mil e R$ 6 mil com as operações criminosas, mas há a suspeita de que o valor pode ser bem maior. A investigação aponta ainda que eles teriam utilizado o mesmo esquema em ainda outras campanhas de arrecadação, além das de auxílio aos gaúchos.

Publicidade

Entre as campanhas atingidas estão as das influenciadoras Paola Saldívia e Deise Falci, que arrecadavam fundos para cuidar de animais resgatados das enchentes. As influenciadoras perceberam o golpe após seguidores reportarem que os valores doados estavam indo para destinatários errados.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Suspeitos

José Aldanísio Paiva é conhecido por suas atuações em filmes como “Cine Holliúdy” e “Bezerra de Menezes: O Diário de Um Espírito”, além de participar de curtas-metragens e comerciais de TV. Em 2023, ele lançou o livro “Cordel Vivo – A Arte de Aldo Anísio”, que apresenta dois cordéis e fazia parte de suas apresentações em feiras culturais no Ceará.

Regina Belo, namorada de Aldanísio, é apresentadora de rádio e influenciadora digital, com 26 mil seguidores. Em seu perfil nas redes sociais, ela compartilha entrevistas, dicas de saúde e estética, além de sua rotina diária.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Já Aldo costumava divulgar trechos de apresentações como recitador de cordel. O nome dele aparece no elenco do filme “Onde Nascem os Bravos” (2017). Na produção, ele é o personagem Setepele. Uma das últimas postagens feitas nos stories da influenciadora, e compartilhado por Aldo, foi em alusão ao Dia dos Namorados.

Durante as buscas realizadas pela polícia na residência do casal, foram encontrados diversos documentos falsos, utilizados para abrir contas bancárias e realizar estelionatos virtuais. Os dois foram autuados em flagrante por falsificação de documentos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Operação Doppelganger

A operação, denominada “Doppelganger” em referência ao folclore alemão sobre duplicatas de pessoas, foi realizada em colaboração com a Polícia Civil do Ceará. A ação faz parte da “Operação Dilúvio Moral”, que visa combater crimes virtuais explorando a situação das enchentes no Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile