FÉ E ORAÇÃO

Leia o Evangelho do Dia de hoje, segunda-feira (17/06): Mateus 5, 38-42

Medite agora com a Palavra de Deus.

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17 de junho de 2024
Portal GCMAIS

A seguir, confira o Evangelho do Dia e medite com as palavras do Santo Padre Papa Francisco.

Leia o Evangelho do Dia de hoje, segunda-feira (17/06): Mateus 5, 38-42
Foto: Reprodução

PRIMEIRA LEITURA

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

21,1-16

Naquele tempo:

Nabot de Jezrael possuía uma vinha em Jezrael,
ao lado do palácio de Acab, rei de Samaria.

Acab falou a Nabot:
“Cede-me a tua vinha,
para que eu a transforme numa horta,
pois está perto da minha casa.
Em troca eu te darei uma vinha melhor,
ou, se preferires, pagarei em dinheiro o seu valor”.

Mas Nabot respondeu a Acab:
“O Senhor me livre de te ceder a herança de meus pais”.

Acab voltou para casa aborrecido e irritado
por causa desta resposta que lhe deu Nabot de Jezrael:
“Não te cederei a herança de meus pais”.
Deitou-se na cama, com o rosto voltado para a parede,
e não quis comer nada.

Sua mulher Jezabel aproximou-se dele e disse-lhe:
“Por que estás triste e não queres comer?”

Ele respondeu:
“Porque eu conversei com Nabot de Jezrael
e lhe fiz a proposta de me ceder a sua vinha
pelo seu preço em dinheiro,
ou, se preferisse, eu lhe daria em troca outra vinha.
Mas ele respondeu que não me cede a vinha”.

Então sua mulher Jezabel disse-lhe:
“Bela figura de rei de Israel estás fazendo!
Levanta-te, toma alimento e fica de bom humor,
pois eu te darei a vinha de Nabot de Jezrael”.

Ela escreveu então cartas em nome de Acab,
selou-as com o selo real,
e enviou-as aos anciãos e nobres da cidade de Nabot.

Nas cartas estava escrito o seguinte:
“Proclamai um jejum
e fazei Nabot sentar-se entre os primeiros do povo,

e subornai dois homens perversos contra ele,
que deem este testemunho:
‘Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!’
Levai-o depois para fora
e apedrejai-o até que morra”.

Os homens da cidade,
anciãos e nobres concidadãos de Nabot,
fizeram conforme a ordem recebida de Jezabel,
como estava escrito nas cartas
que lhes tinha enviado.

Proclamaram um jejum
e fizeram Nabot sentar-se entre os primeiros do povo.

Chegaram os dois homens perversos,
sentaram-se diante dele
e testemunharam contra Nabot
diante de toda a assembleia, dizendo:
“Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei”.
Em virtude disto, levaram-no para fora da cidade
e mataram-no a pedradas.

Depois mandaram a notícia a Jezabel:
“Nabot foi apedrejado e morto”.

Ao saber que Nabot tinha sido apedrejado
e estava morto, Jezabel disse a Acab:
“Levanta-te e toma posse da vinha
que Nabot de Jezrael não te quis ceder
por seu preço em dinheiro;
pois Nabot já não vive; está morto”.

Quando Acab soube que Nabot estava morto,
levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael
e dela tomar posse.

EVANGELHO DO DIA

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus

5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

“Ouvistes o que foi dito:
‘Olho por olho e dente por dente!’

Eu, porém, vos digo:
Não enfrenteis quem é malvado!
Pelo contrário,

se alguém te dá um tapa na face direita,
oferece-lhe também a esquerda!

Se alguém quiser abrir um processo
para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!

Se alguém te forçar a andar um quilômetro,
caminha dois com ele!

Dá a quem te pedir
e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

PALAVRAS DO SANTO PADRE SOBRE O EVANGELHO DO DIA

“Sim, sim”, “Não, não”; o resto vem do Maligno» (Mt 5, 37). As meias-verdades, os discursos subjetivos que procuram enganar o próximo, as reticências que ocultam as verdadeiras intenções não são atitudes conformes com a justiça. O homem justo é reto, simples e direto, não usa máscaras, apresenta-se como é, diz a verdade. A palavra “obrigado” está frequentemente nos seus lábios: sabe que, por mais que nos esforcemos por ser generosos, somos sempre devedores para com o próximo. Se amamos, é também porque primeiro fomos amados. Na tradição, podem-se encontrar inúmeras descrições do homem justo. Vejamos algumas. O homem justo tem veneração pelas leis e respeita-as, consciente de que elas constituem uma barreira que protege os indefesos da prepotência dos poderosos. (Audiência Geral de 3 de abril de 2024)

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