Ícone do site Portal GCMAIS

Bilhete Único 11 anos: 1,6 milhão de integrações são feitas por mês em Fortaleza

Bilhete Único 11 anos: 1,6 milhão de integrações são feitas por mês em Fortaleza

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

O Bilhete Único de Fortaleza está fazendo 11 anos de implementação no transporte público da capital cearense e já realiza 1,6 milhão de integrações por mês. Desde a introdução, o cartão tem proporcionado aos usuários a possibilidade de realizar integrações ou transbordos gratuitamente em qualquer ponto da cidade no intervalo de duas horas. Para utilizar essa integração, basta o passageiro solicitar o Bilhete Único ou utilizar a carteira estudantil, ambas devendo ser abastecidas com créditos.

Atualmente, 1.275.512 passageiros utilizam o Bilhete Único, seja avulso ou associado a empresas, além daqueles que usam a carteira estudantil abastecida com créditos, representando 91,7% dos usuários do transporte público. Apenas 8,93% dos passageiros pagam suas passagens em dinheiro.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A média mensal de integrações realizadas chega a quase 1,6 milhão. As linhas mais utilizadas para integração são a linha 855 Bezerra de Menezes/Washington Soares, com 2.019 integrações, e a linha 712 Cj. Palmeiras/Papicu, com 1.959 integrações. Em relação às gratuidades, 348.519 idosos maiores de 65 anos são beneficiados, enquanto 45.109 cartões de gratuidade estão ativos para pessoas com deficiência que não possuem renda. O total de carteiras estudantis ativas em 2024 é de 227.945. Desde a criação do Bilhete Único, já foram emitidos 51.046 Bilhetinhos para crianças de 2 a 7 anos incompletos.

O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Raimundo Rodrigues, ressaltou a importância das diversas formas de integração oferecidas aos cidadãos. “Com o uso das integrações e da bilhetagem eletrônica, podemos realizar estudos que revelam padrões de perfil do usuário, demanda transportada, padrões de deslocamento e outros dados que podem melhorar o atendimento ao usuário final”, destacou.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Bilhete Único pode ser pago por pix também

Além dos cartões de transporte, os fortalezenses também podem pagar as passagens via Pix. Em 2023, mais de 294 mil passagens foram pagas por meio dessa modalidade, e em 2024, o número já ultrapassou 149 mil. A opção de pagamento por Pix está integrada ao aplicativo Meu Ônibus Fortaleza. No aplicativo, os usuários podem adquirir o QR Bus, um bilhete digital que pode ser utilizado ao embarcar nos ônibus, proporcionando uma experiência mais rápida e conveniente.

Dimas Barreira, presidente executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), destacou a importância da tecnologia nas iniciativas voltadas para facilitar a experiência dos usuários do transporte coletivo. “A inclusão do Pix como uma opção de pagamento nos ônibus contribui para que todos possam embarcar sem complicações. Tanto visitantes quanto moradores que não possuem o cartão Bilhete Único precisam apenas gerar um bilhete pelo aplicativo para chegar ao destino desejado com tranquilidade”, concluiu.

A bilhetagem eletrônica, implementada desde 2013, disponibiliza três tipos de cartões: Bilhete Único (BU), Bilhete Único para Pessoa com Mobilidade Reduzida e Vale Transporte Empresa ou Avulso. Com a carteira estudantil também é possível realizar integrações, desde que esteja com créditos.

Leia também | Moraes manda monitorar na prisão Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle

 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile