Segundo o dado divulgado em março deste ano, os estados com o maior número de famílias que recebem o Bolsa Família eram São Paulo com 2,56 milhões de famílias contempladas. O estado paulista lidera o ranking. A Bahia, logo em seguida, vem com 2,47 milhões de beneficiários.
Outros estados com mais de um milhão de famílias:
- Rio de Janeiro: 1,71 milhão
- Minas Gerais: 1,6 milhão
- Pernambuco: 1,6 milhão
- Ceará: 1,47 milhão
- Pará: 1,34 milhão
- Maranhão: 1,21 milhão
Vale destacar que:
Regiões: Nordeste e Sudeste concentram o maior número de famílias beneficiárias:
- Nordeste: 9,46 milhões de famílias
- Sudeste: 6,19 milhões de famílias
Proporção: Em alguns estados, o número de famílias no Bolsa Família supera a quantidade de empregos com carteira assinada. Essa situação é mais frequente no Nordeste, com destaque para o Maranhão, onde há 2 beneficiários do programa para cada trabalhador formal.
O programa
O Bolsa Família é um programa federal brasileiro que visa transferir renda diretamente para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, com o objetivo de combater a fome e promover a inclusão social e o desenvolvimento dessas famílias. O valor do benefício varia conforme a renda familiar e a composição familiar, e as famílias devem cumprir certas obrigações, como manter crianças na escola e garantir cuidados de saúde.
O programa se integra com outras políticas públicas nas áreas de educação, saúde, assistência social e trabalho, buscando a emancipação socioeconômica. O Bolsa Família alivia a pobreza, incentiva a educação, promove a saúde preventiva e fortalece a cidadania. Ele tem reduzido significativamente a pobreza no Brasil e é reconhecido internacionalmente como um dos programas de transferência de renda mais eficazes do mundo.
Leia também | Auxílio Vale Gás começa a ser pago nesta segunda-feira (17); confira o calendário
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<