O prazo para o pagamento da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, no valor de R$ 85, termina nesta quarta-feira (19). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todas as unidades da federação.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O período de inscrições, que havia sido prorrogado por uma semana, terminou na última sexta-feira (14). No entanto, para residentes no Rio Grande do Sul, o prazo para inscrição vai até a esta sexta-feira (21).
Para os demais candidatos, o prazo permanece inalterado: é necessário pagar a taxa de inscrição até esta quarta-feira (19) para garantir a participação no exame.
Taxa de inscrição para o Enem 2024
A taxa de inscrição pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.
Estudantes do terceiro ano do ensino médio e aqueles que obtiveram isenção da taxa não precisam se preocupar com o pagamento. Esta isenção também foi concedida aos candidatos do Rio Grande do Sul, que recentemente enfrentaram o maior desastre ambiental de sua história.
Não pagar a taxa dentro do prazo estabelecido resultará na exclusão do candidato do exame.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Rio Grande do Sul
Para os moradores do estado, a página do Participante foi reaberta no domingo (16). O prazo vai até às 23h59 da sexta-feira (21). Vale lembrar que a inscrição é gratuita para quem mora no Rio Grande do Sul. O Ministério da Educação avalia a necessidade de aplicação das provas em uma nova data para os participantes do estado.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, por exemplo, o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Leia também | CNH gratuita em 2024: confira lista de pessoas isentas de pagar o documento
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<