O presidente Luiz Inácio Lula da Silva superou o ex-presidente Jair Bolsonaro em termos de popularidade após um ano e meio de governo, conforme indica uma recente pesquisa realizada pelo Datafolha. De acordo com os dados divulgados, Lula apresenta um saldo positivo de 5 pontos percentuais, com 36% de avaliações positivas, 31% regulares e 31% negativas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Em contraste, Jair Bolsonaro, que governou o país anteriormente por quatro anos, possui um saldo negativo de 12 pontos percentuais. Na pesquisa, Bolsonaro foi avaliado positivamente por 32% dos entrevistados, enquanto 23% consideraram seu governo regular e 44% deram uma avaliação negativa.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Esses números refletem uma mudança na percepção pública e indicam uma vantagem de Lula na comparação direta com Bolsonaro, em termos de aprovação popular, após o mesmo período de governo. O levantamento foi realizado em junho e serve como um termômetro importante para medir a satisfação da população com as atuais políticas e a administração federal.
Apesar do cenário de estabilidade, com variações dentro da margem de erro, a aprovação de Lula voltou a ficar acima da reprovação – na última pesquisa, divulgada em março, houve um empate técnico, já que 35% aprovavam e 33% reprovavam o presidente, e a margem de erro também era de 2 pontos percentuais.
O Datafolha ouviu 2.088 eleitores em 113 cidades entre os dias 4 e 13 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja a comparação:
Lula
- Positivo 36%
- Regular 31%
- Negativo 31%
- Saldo: +5
Bolsonaro
- Positivo 32%
- Regular 23%
- Negativo 44%
- Saldo: -12
Leia também | Não será possível votar em trânsito nas eleições municipais de 2024
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<