Ícone do site Portal GCMAIS

Prefeitura anuncia implantação de aparelho portátil para exame do fundo do olho

Prefeitura anuncia implantação de aparelho portátil para exame do fundo olho

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta terça-feira (18) a implantação de uma nova tecnologia para a realização do chamado exame do fundo do olho. Batizado de “Retina Fácil”, o serviço consiste em um dispositivo portátil, denominado retinógrafo que ajuda na detecção de problemas oculares.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Inicialmente, o município recebeu seis equipamentos de um total de 20 retinógrafos que serão doados para a Rede Municipal de Saúde. Esses serão os primeiros retinógrafos móveis implantados na Rede.

A tecnologia possibilita uma fácil avaliação do fundo de olho por profissionais da saúde, em qualquer hora e lugar, mostrando-se útil para a detecção de várias condições. O dispositivo portátil é acoplado a um aparelho celular e capta imagens precisas, além de disponibilizar informações didáticas sobre o fundo de olho.

A princípio, o exame será voltado aos pacientes que têm indicação de rastreio à retinopatia diabética, como: pacientes com diabete tipo 2; pacientes com diabete tipo 1; diabéticas que engravidam devem ser examinadas logo após a concepção e no início do primeiro trimestre da gravidez.

Publicidade

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Capacitação em Libras

Além da apresentação do novo projeto, o evento contou com a cerimônia de entrega de certificação de 53 profissionais treinados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A capacitação foi realizada pela SMS, por intermédio da Escola de Saúde Pública de Fortaleza (Espfor), em parceria com o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) e a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). O objetivo é fortalecer as estratégias para promover a acessibilidade nos atendimentos em saúde.

A auxiliar administrativa Elizabeth Abreu trabalha há 16 anos na Universidade de Atenção Primária à Saúde Luiza Távora, no bairro Mondubim, e sentia falta do conhecimento em libras para poder se comunicar com o público. “Temos alguns pacientes surdos, e a gente trabalhava com mímicas, escrevendo em papel, isso era angustiante pra mim, e principalmente pra eles e elas. Com o curso, esses atendimentos melhoraram 100%”, avaliou Elizabeth.

Balanço cirurgias de catarata

O prefeito José Sarto aproveitou a oportunidade para celebrar junto à equipe da SMS os resultados alcançados nos últimos meses, a exemplo das 13.285 cirurgias de catarata realizadas entre janeiro de 2023 e abril de 2024, beneficiando milhares de fortalezenses que aguardavam pelo procedimento oftalmológico. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas.

A meta municipal foi ampliada. Inicialmente, o foco era zerar a fila de espera para cirurgias de catarata dos pacientes inseridos entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023, onde 67% destes usuários já tiveram acesso à consulta pré-cirúrgica.

Leia também | Não será possível votar em trânsito nas eleições municipais de 2024

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile