Ícone do site Portal GCMAIS

Varejo cearense supera média nacional com crescimento de 9,1% no primeiro trimestre de 2024

Varejo cearense supera média nacional com crescimento de 9,1% no primeiro trimestre de 2024

Foto: Thiara Montefusco/ Casa Civ

O varejo comum cearense registrou um crescimento de 9,1% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse desempenho, divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), coloca o estado à frente da média nacional, que cresceu 5,9% no mesmo intervalo.

Quando comparado ao último trimestre de 2023, o crescimento do varejo comum no Ceará foi de 7,7%, novamente superando a média brasileira, que foi de 1,3%. Segundo o analista de Políticas Públicas do Ipece, Alexsandre Lira Cavalcante, esses dados refletem um desempenho robusto e constante do setor varejista no estado.

O varejo ampliado cearense também apresentou resultados positivos, com uma alta de 6,9% no acumulado do primeiro trimestre de 2024. No trimestre anterior, o crescimento havia sido ainda mais expressivo, de 11,9%. Em contraste, o varejo ampliado nacional registrou um aumento de 2,3% no quarto trimestre de 2023 e 4,6% no primeiro trimestre deste ano.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Varejo cearense registra crescimento

Março de 2024 foi um mês particularmente forte para o varejo comum no Ceará, que registrou uma alta de 8,8% em relação a março do ano anterior. Esse desempenho superou a média nacional, que teve um crescimento de 5,7% no mesmo período. Esse marco representa a 26ª alta mensal consecutiva para o setor, indicando uma trajetória consistente de crescimento desde fevereiro de 2022.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O varejo ampliado no Ceará também manteve um crescimento positivo em março de 2024, com uma alta de 2,8% em comparação ao mesmo mês de 2023. Este foi o 11º mês consecutivo de crescimento contínuo para o segmento. Em contrapartida, o varejo ampliado nacional registrou uma queda de 1,5% no mesmo período, destacando ainda mais o desempenho favorável do Ceará.

Alexsandre Lira Cavalcante sublinha que esses resultados refletem uma combinação de fatores positivos, incluindo políticas econômicas eficazes e uma resposta resiliente do setor varejista cearense às condições de mercado. O contínuo crescimento do varejo comum e ampliado no estado reforça a importância do setor para a economia local e demonstra a sua capacidade de superar desafios e se destacar no cenário nacional.

Leia também | CNH gratuita em 2024: confira lista de pessoas isentas de pagar o documento

Sair da versão mobile