Nos primeiros cinco meses de 2024, o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) realizou o salvamento de afogamento de 255 banhistas em todo o estado. O número representa uma redução de 11,76% em comparação com o mesmo período de 2023.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Janeiro foi o mês com maior número de resgates, com 119 ocorrências, principalmente devido ao aumento de visitantes nas praias durante a alta estação de férias. A Praia do Futuro, em Fortaleza, foi a área com mais salvamentos, sendo responsabilidade da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento.
Prevenção
A corporação destaca a importância de respeitar sinalizações e avisos de perigo nas praias, além de seguir as orientações dos guarda-vidas. A recomendação é nadar apenas em áreas supervisionadas por esses profissionais e evitar tentar resgatar uma vítima sem treinamento adequado em salvamento aquático. Em situações de emergência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e aguardar a chegada dos profissionais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Banhistas salvos de afogamento no Ceará
Em 2023, os guarda-vidas resgataram 605 banhistas, uma redução de 6,05% em comparação aos 644 resgates de 2022. Esse número é superior aos resgates realizados em 2020 e 2021, que foram 563 e 526, respectivamente.
Leia também | Novo quartel do Corpo de Bombeiros, onde ficava o Edifício Andrea, entra em fase de conclusão
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<