Os animais, vítimas de tráfico, passaram por um processo de reabilitação e estão se readaptando ao habitat natural
Governo do Ceará realiza pré-soltura de macacos-prego resgatados de tráfico
O Governo do Ceará realizou a pré-soltura de quatro macacos-prego, que foram resgatados do tráfico, na zona rural do estado, especificamente na região do Sertão Central. A ação ocorreu por meio da Secretaria da Proteção Animal (Sepa), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e a ONG Instituto Pró-Silvestre (IPS). Os animais, vítimas de tráfico, passaram por um processo de reabilitação e estão se readaptando ao habitat natural. A ação ocorreu na última segunda-feira (17).
“Estamos aqui para possibilitar que os animais silvestres tenham o melhor retorno possível à natureza. A translocação dos macacos ao recinto de pré-soltura foi um sucesso. É a primeira vez que o Ceará realiza um suporte tão cauteloso de animais silvestres ao recinto de pré-soltura”, afirmou Karine Montenegro, integrante da célula de animais silvestres da Sepa.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Durante o processo de pré-soltura, os macacos-prego ficarão em um recinto do IPS imerso na zona rural, recebendo todo o suporte necessário para sua readaptação antes da soltura definitiva, prevista para ocorrer em um mês. O recinto foi projetado para esse processo, com áreas livres, ampla oferta de alimentos e água, espaço fechado para proteção em dias de chuva e estímulos para interação com macacos que já vivem livremente no local.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os macacos estão em processo de reabilitação pelo Instituto Pró-Silvestre desde 2022, quando foram resgatados. Karine Montenegro explicou que “é um processo com várias etapas; já são dois anos em que os animais vêm sendo reabilitados até chegar ao recinto que antecede a soltura.” Os macacos foram transportados em segurança para o recinto de pré-soltura, acompanhados por uma equipe de profissionais e suprimentos como alimentos, água e vitaminas.
“A ideia é que eles se habituem a essa área florestal para que sejam soltos após estarem completamente acostumados ao ambiente”, concluiu a profissional.
Leia também | Novas regras para cartões de crédito entram em vigor em 1º de julho
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.