Operários das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza que paralisaram as atividades desde a última segunda-feira (17) devem retornar imediatamente ao serviço, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, limitada a R$ 1 milhão, ao Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (Sintepav-CE). A determinação é do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O sindicato reivindica um reajuste salarial de 13%, além de outros benefícios, como:
- plano de saúde para todos os contratados,
- participação nos lucros,
- feriados,
- folgas e cestas básicas e natalina
Como contrapartida, o Consórcio FTS ofereceu um reajuste de 6%.
Apesar da contraproposta do Consórcio, as negociações não avançaram, levando à aprovação de uma paralisação em assembleia nesta segunda-feira, 17. O sindicato decidiu manter a paralisação até que as demandas dos trabalhadores sejam atendidas. Atualmente, apenas os trabalhos de manutenção essenciais estão em andamento.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Obra de estação da Linha Leste de metrô é liberada
A obra da Estação Chico da Silva, que faz parte da Linha Leste do Metrofor, no Centro de Fortaleza, foi liberada nesta sexta-feira (14) após uma nova inspeção realizada por auditores fiscais do Trabalho. A intervenção havia sido embargada no último dia 7 de junho, após uma fiscalização que constatou riscos de acidentes para os trabalhadores.
Na nova inspeção, foi constatado que a empresa responsável pela edificação tomou todas as providências apontadas, afastando o grave e iminente risco de queda de trabalhadores por meio de medidas de segurança que foram implantadas no local.
Leia também | Consórcio de obra do Metrofor é autuado por lançamento irregular de água em via pública
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<