Ícone do site Portal GCMAIS

Professores da Uece decidem encerrar greve após assembleia em Fortaleza

Lei que cria abono especial para professores de universidades estaduais é aprovada no Ceará

Foto: Helene Santos / Governo do Ceará

Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) encerraram a greve após uma assembleia realizada nesta quinta-feira (20) com 62,8% dos votos a favor da suspensão do movimento. O Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece) comunicou a decisão por meio de uma postagem no Instagram, destacando que a medida foi tomada em acordo, mas ressaltando que permanecerão atentos para garantir o cumprimento do pactuado com o Governo Estadual.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo o sindicato, o acordo alcançado contempla várias reivindicações, incluindo a criação do título de Professor Titular na carreira, o pagamento de abono salarial para ativos (efetivos e substitutos) e aposentados na folha de setembro, a convocação de 35 docentes do Cadastro de Reserva com tempo para estudo e a ampliação nos anos de 2025 e 2026.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além disso, está prevista a instalação de uma mesa de negociação em 17 de julho com os órgãos responsáveis pelo orçamento do Estado para discutir a recomposição salarial. O Sinduece reiterou seu compromisso com a luta e solidariedade ao movimento estudantil, continuando a pressionar por melhorias na assistência estudantil.

Publicidade

Os docentes da instituição estavam em greve desde o dia 4 de abril, além dos professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Os docentes da Universidade Regional do Cariri (Urca) decidiram, no início de abril, pela suspensão da atual greve da categoria.

Leia também | Novos campi do IFCE serão inaugurados nos bairros Messejana e São Gerardo, em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile