Ícone do site Portal GCMAIS

‘Se houver culpados, tomaremos as providências’, diz Evandro Leitão sobre incêndio na Assembleia

'Se houver culpados, tomaremos as providências', diz Evandro Leitão sobre incêndio na Assembleia

Foto: Reprodução

Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (20), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão,  esclareceu os eventos em torno do incêndio que atingiu o prédio do legislativo estadual. O incêndio, ocorrido por volta do meio-dia, destruiu o plenário e algumas salas adjacentes.

Sobre as causas do incêndio, Leitão declarou que a investigação está em andamento. “Provocamos a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para dar uma resposta rápida e, se houver culpados, tomaremos as devidas providências”, disse.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O presidente da Assembleia estava acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Fortaleza quando recebeu a notícia do incêndio. Ele deixou a comitiva presidencial imediatamente e retornou à Assembleia para acompanhar a situação. “Ao chegar aqui, encontramos um cenário triste e lamentável com o plenário e algumas salas destruídas pelo fogo”, relatou.

A rápida resposta do Corpo de Bombeiros, que chegou ao local em seis minutos, foi fundamental para controlar o incêndio por volta das 14 horas. “Nós temos aqui uma companhia do Corpo de Bombeiros, capitaneada pelo Coronel Leandro, que foi de suma importância no controle do fogo”, destacou o presidente.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Evandro informou que a Assembleia não interromperá suas atividades. “Trabalharemos de forma remota, pois estamos sem nosso plenário. Desde 2020, temos expertise em operar remotamente, então não teremos nenhum problema”, afirmou. A medida será temporária até que o novo plenário seja reformado ou reconstruído, um processo que deve levar entre 90 a 120 dias.

Os parlamentares, tanto da situação quanto da oposição, se reuniram para discutir as providências. “O que está em jogo não é uma questão política ou partidária, mas a defesa do parlamento estadual, a casa do povo cearense”, declarou um parlamentar presente.

Evandro Leitão fala sobre incêndio na Assembleia

O presidente também mencionou que já foram contatados o departamento jurídico e o presidente da comissão de licitação para iniciar o processo de contratação da empresa responsável pela reforma. “Nosso objetivo é garantir condições de trabalho para os parlamentares o mais rápido possível, dentro da legalidade e respeitando a lei de licitações”, assegurou.

Desde 2021, a Assembleia conta com uma célula de Saúde e Segurança do Trabalho, coordenada pela engenheira Amanda. Diversos projetos de capacitação foram implantados para preparar servidores em situações de emergência. “O que aconteceu não foi por falta de manutenção ou investimento. Temos contratos de manutenção predial e de ar-condicionado em dia”, afirmou o presidente.

Questionado sobre o impacto do incêndio no funcionamento da Assembleia, o presidente garantiu que todos os serviços continuarão normalmente. “A Unipass, o prédio de cidadania e a Procuradoria Especial da Mulher seguirão funcionando”, afirmou. Amanhã, excepcionalmente, o prédio principal ficará fechado para uma avaliação mais detalhada, mas reabrirá na segunda-feira.

O presidente finalizou lamentando que alguns utilizem o incidente para fins políticos e criar fake news. “Para você, cidadão cearense, trabalhamos com dedicação e empenho. Estamos unidos e mais fortes para trabalhar pelo estado do Ceará”, concluiu.

Leia também | Chacina em Viçosa do Ceará: sete pessoas são mortas em praça no interior do estado

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile