O município de Viçosa do Ceará viveu na madrugada desta quinta-feira (20) a quarta chacina registrada no estado desde o início do ano de 2024. Na ocasião, por volta das 3h da manhã, sete pessoas foram mortas a tiros na Praça Clóvis Beviláqua, em frente à Igreja da Matriz. Confira o que se sabe sobre o ocorrido até o momento.
Além dos sete mortos, duas pessoas ficaram feridas pelos disparos e levadas a unidades de saúde em estado grave. As forças de segurança investigam a hipótese de o ataque ter sido motivado por conflitos entre facções criminosas rivais atuantes no estado. Imagens coletadas pelo portal Sobral Online mostram os momentos seguintes às execuções, com os corpos ainda dispostos sobre a praça.
Leia também | “Inaceitável”, diz Elmano sobre chacina em Viçosa do Ceará, no interior do estado
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as equipes das forças de segurança do Ceará “estão em diligências ininterruptas para levantar informações sobre o crime”. Agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e dos setores de inteligência foram enviadas para reforçar a segurança na região do crime.
O titular da SSPDS, Roberto Sá; o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo; e o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira, se deslocaram para a cidade, ainda na manhã de quinta-feira, para comandar as diligências. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada e coletou vestígios que deverão colaborar com as investigações, que estão a cargo da Delegacia Municipal de Viçosa do Ceará.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Câmera
Uma câmera de segurança instalada nas proximidades registrou os momentos anteriores à execução. Nas imagens, é possível ver que as sete pessoas assassinadas na chacina foram enfileiradas lado a lado, na praça de Viçosa do Ceará, para serem mortas.
Elmano
O governador Elmano de Freitas (PT) se pronunciou sobre o ocorrido, pontuando que é “inaceitável” e que os responsáveis serão identificados e presos um a um.
“Reforços policiais já estão na região na busca dos criminosos. Nosso secretário da Segurança também já se dirigiu para Viçosa para comandar pessoalmente todas as ações, juntamente com toda a cúpula da Segurança do Estado. Tenham certeza que os bandidos envolvidos serão identificados e presos, um a um, para que paguem na Justiça por tamanha atrocidade. Minha solidariedade aos familiares e amigos”, pontuou Elmano, em pronunciamento nas redes.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Prisões
Três pessoas foram presas, ainda na quinta-feira, suspeitas de participação nas mortes. Conforme as forças de segurança do estado, o trio foi preso em flagrante por tráfico de drogas em posse de uma arma de fogo e foi conduzido para uma unidade policial, onde foram ouvidos. A polícia também apura se há envolvimento do trio nas sete mortes e duas lesões ocorridas na região.
Vítimas
As vítimas tinham entre 16 e 26 anos. Foram identificados, até o momento: Ana Carolina de Sousa Rocha, 24 anos; Francisco Luan Brito da Silva, 26 anos; Ingrid Ivine de Souza Rocha, 16 anos; Isamara de Sousa Rodrigues, 25 anos; André Júnior e Geovane e Júlio, de idades e nomes completos ainda não confirmados.
De acordo com informações do Batalhão da Polícia Militar de Viçosa do Ceará, parte do grupo estava comemorando na praça quando, por volta das 3h, ocupantes de veículos passaram atirando.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A polícia também informa que uma das vítimas, uma mulher de 23 anos de idade, já possuía passagens por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo e estava tornozelada. Já um dos homens mortos, de 24 anos, tinha passagens por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (88)3632-1112, o número da Delegacia Municipal de Viçosa do Ceará. O sigilo e o anonimato são garantidos.