Ícone do site Portal GCMAIS

Conheça São João, o santo mais próximo de Jesus, festejado em 24 de junho

São João Batista, também conhecido como São João, é um dos santos mais importantes e celebrados na tradição católica. Ele é comemorado no dia 24 de junho, data que marca o seu nascimento.

São João Batista foi primo de Jesus e desempenhou um papel fundamental como precursor do Messias. Ele anunciou a chegada de Jesus e o batizou no Rio Jordão, declarando-o como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

24 de junho, nascimento de São João

Segundo a Bíblia, São João nasceu de Isabel e Zacarias, e sua chegada foi anunciada por um sinal de sua mãe – uma grande fogueira acesa para avisar a prima Maria sobre o nascimento do filho. Essa tradição da fogueira de São João se tornou uma marca das celebrações juninas em muitas regiões, especialmente no Nordeste do Brasil.

São João Batista é considerado um dos santos mais próximos de Jesus. Ele viveu no deserto, vestido com pele de camelo, pregando a conversão e o arrependimento dos pecados, preparando o caminho para a chegada do Messias. Sua pregação atraiu muitos seguidores, que ele batizava no Rio Jordão.

Publicidade

Apesar de ter sido um grande profeta e precursor de Jesus, o fim da vida de São João Batista foi trágico. Ele foi preso e decapitado a mando de Herodes Antipas, após Salomé, filha de Herodes, pedir sua cabeça. Embora sua morte tenha ocorrido em 29 de agosto, a Igreja Católica celebra o seu nascimento em 24 de junho, pois ele é um dos poucos santos que têm duas datas litúrgicas – o nascimento e a morte.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A relação entre as festas juninas e São João

As festas juninas, tão populares no Brasil, têm São João Batista como uma de suas principais referências. Além das fogueiras, outras tradições como a dança do quadrilha, a comida típica (como o milho, o quentão e a pamonha) e as simpatias também estão associadas ao santo.

São João é considerado o padroeiro dos doentes, dos casados e daqueles que buscam abrir novos caminhos. Sua devoção é muito forte, especialmente no Nordeste, onde cidades como Campina Grande e Caruaru se destacam pelas grandiosas celebrações em sua homenagem.

Além de São João Batista, outras figuras santas também são celebradas no mês de junho, como Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho). Esses três santos, conhecidos como os “santos juninos”, são muito populares no Brasil e têm suas próprias tradições e devoções.

Qual a relação entre as fogueiras e o santo

As origens históricas das fogueiras nas festas juninas remontam a tradições pagãs europeias e sincretismo com a devoção católica a São João Batista:

Portanto, as fogueiras nas festas juninas têm suas origens em tradições pagãs europeias que foram posteriormente assimiladas pela Igreja Católica e sincretizadas com a devoção a São João Batista no Brasil.

Leia também | Mais de 60 mil brasileiros terão Bolsa Família bloqueado em junho; saiba o motivo e veja se você está na lista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile