Este resultado é mais que o dobro do registrado pelo Brasil, que foi de 2,5% no mesmo intervalo
PIB cearense cresce 5,26% no primeiro trimestre de 2024, o dobro da média nacional
O Produto Interno Bruto (PIB) cearense apresentou um crescimento de 5,26% no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este resultado é mais que o dobro do registrado pelo Brasil, que foi de 2,5% no mesmo intervalo. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (26), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Em relação ao quarto trimestre de 2023, o PIB estadual também registrou um aumento de 2,7%, superando novamente a média nacional, que foi de 0,8%.
PIB cearense
No acumulado dos últimos quatro trimestres, o PIB do Ceará cresceu 3,31%, em comparação com o crescimento nacional de 2,5%. Este desempenho coloca o Ceará à frente dos PIBs da Bahia e Pernambuco, que cresceram 2,9% e 1,8%, respectivamente, no primeiro trimestre de 2024.
A previsão para o crescimento do PIB do Ceará em 2024 é de 3,16%, superior à estimativa nacional de 2,08%. As projeções anteriores, realizadas em dezembro de 2023 e março de 2024, apontavam para um crescimento estadual de 1,91% e 2,31%, respectivamente, sempre acima das previsões nacionais de 1,5% e 1,78%.
Desempenho dos setores
Entre os três principais setores que compõem o PIB (Serviços, Agropecuária e Indústria), a Indústria se destacou no Ceará no primeiro trimestre de 2024 com um crescimento de 12,83% em relação ao mesmo período de 2023, superando o desempenho nacional de 2,8%.
O setor de Serviços cresceu 3,87%, enquanto a Agropecuária registrou um aumento de 2,07%. Em comparação, os índices nacionais para esses setores foram de 3,0% e -3,0%, respectivamente.
Na análise trimestral, comparando o primeiro trimestre de 2024 com o quarto trimestre do ano passado, o crescimento de 2,7% do PIB cearense foi impulsionado pela Indústria, que teve um aumento de 6,28%, bem acima da média nacional de -0,1%. A Agropecuária cresceu 3,4%, contra 11,3% do Brasil, e o setor de Serviços aumentou 1,39%, comparado ao crescimento nacional de 1,4%.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cálculo do PIB
Além do Ceará, outros dez estados brasileiros realizam o cálculo do PIB: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Estes cálculos utilizam a mesma metodologia das Contas Regionais e são baseados nos resultados dos setores de Agropecuária, Indústria e Serviços, desagregados por atividades econômicas.
Os dados divulgados indicam uma tendência de crescimento ou desaceleração da economia e são preliminares, sujeitos a retificações nas Contas Regionais definitivas calculadas em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.
Leia também | Fortaleza registra 157 mortes em acidentes de trânsito em 2023: redução de 58% em relação a 2014
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Novo quartel do Corpo de Bombeiros é inaugurado no espaço do antigo Edifício Andrea, em Fortaleza

Operação da Polícia Civil prende influenciadores que divulgavam Jogo do Tigrinho no Ceará

Hospital Universitário do Ceará fará transplantes de órgãos para adultos e crianças
