Ícone do site Portal GCMAIS

Especial relembra morte brutal da travesti Dandara e prisão dos agressores

Especial relembra morte brutal da travesti Dandara e prisão dos agressores

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (28), vai ao ar, no Cidade 190, o segundo episódio da série especial: De Volta à Cena do Crime. Na ocasião,  será recontado mais um caso que teve repercussão nacional: a morte da travesti Dandara Ketley que foi brutalmente assassinada em Fortaleza.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A série relembrará o desfecho que a Justiça deu para esse caso de transfobia e o que mudou após o crime. O Cidade 190 começa às 11h50, na TV Cidade Fortaleza, emissora Record no Ceará.

Dandara dos Santos, uma travesti de 42 anos, foi brutalmente assassinada em Fortaleza, Ceará, em fevereiro de 2017. O crime gerou grande comoção devido à sua violência e ao fato de ter sido registrado em vídeo, que viralizou nas redes sociais.

Dandara foi espancada e humilhada por um grupo de homens, que a agrediram com chutes, socos e pauladas. Após a sessão de tortura, ela foi colocada em um carrinho de mão e levada para outro local, onde foi morta a tiros.

Publicidade

A divulgação do vídeo levou à indignação e protestos da comunidade LGBTQIA+ e de defensores dos direitos humanos. A polícia identificou e prendeu vários envolvidos no crime, que posteriormente foram condenados por homicídio triplamente qualificado, devido à motivação de ódio, crueldade e impossibilidade de defesa da vítima.

O caso de Dandara dos Santos é um símbolo da luta contra a transfobia e a violência dirigida à comunidade LGBTQIA+, evidenciando a necessidade de políticas públicas efetivas para proteção e inclusão dessas pessoas.

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Condenação dos acusados pela morte de Dandara

No ano seguinte ao crime, em 2018, cinco dos oito acusados pelo assassinato de Dandara foram sentenciados. Todos os réus julgados foram condenados com as qualificadoras de motivo torpe (homofobia), meio cruel e sem chance de defesa para a vítima.

Os acusados de cometer o assassinato foram condenados por crime triplamente qualificado: sem chance de defesa à vítima, motivo torpe e crueldade. Enquanto espancavam Dandara, um dos acusados filmou o crime com um celular, imagem que foi compartilhada em redes sociais.

Leia também | Dandara dos Santos será homenageada com nome de rua em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile