A Justiça do Ceará decretou a prisão preventiva de Clenilson Ferreira de Brito, conhecido como ‘Del’, suspeito de envolvimento na tentativa de chacina na Areninha do Barroso, que resultou em duas mortes e oito feridos, na última sexta-feira (21). Clenilson, apontado como “matador” da facção Massa Carcerária, foi preso em flagrante e teve a prisão convertida em preventiva.
Clenilson havia sido posto em liberdade no início de 2024, após um período preso. Contudo, agora é investigado como um dos principais envolvidos na tentativa de chacina que deixou uma mulher de 48 anos e uma criança de 10 anos mortas, além de oito menores de idade feridos. Durante depoimento, Clenilson negou envolvimento com facções criminosas e afirmou estar com uma mulher no bairro Parque Iracema no momento do crime, ocorrido na última sexta-feira (21).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O Ministério Público do Ceará (MPCE) manifestou-se a favor da conversão do flagrante em prisão preventiva. Na decisão, o juiz da 17ª Vara Criminal destacou a presença de indícios de autoria e materialidade do crime de integrar organização criminosa armada. “Del” é acusado de ser membro da Massa Carcerária, atuando como matador na facção.
“Os fatos relatados no procedimento policial são de extrema gravidade, pois o autuado e seus comparsas, supostamente integrantes da Massa Carcerária, teriam praticado dois homicídios e oito tentativas de homicídio em um mesmo contexto fático”, afirmou o juiz. As vítimas fatais foram assassinadas com diversos tiros, inclusive nas costas e na cabeça, ressaltou a decisão. Entre os sobreviventes, há quatro crianças, de 8 a 11 anos, e quatro adolescentes, de 14 a 16 anos.
Clenilson foi preso no último domingo (23), na casa de sua mãe. Ele já possuía antecedentes criminais por homicídio. Até a última quarta-feira (26), cinco suspeitos de envolvimento na tentativa de chacina foram capturados, incluindo dois adolescentes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Homem suspeito de envolvimento em chacina no Barroso tem prisão decretada; outros suspeitos foram capturados
Além de Clenilson, outros quatro maiores de idade foram identificados: Carla Germano Sales, conhecida como ‘Bibi Perigosa’ ou ‘Peppa Pig’; Cesario Mariano da Silva Junior; Narcelio da Silva Pereira, o ‘Cego’; e Victor Henrique Pereira Carneiro, o ‘Viti’. Todos são ex-integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que migraram para a facção Massa Carcerária, também conhecida como Tudo Neutro (TDN).
As autoridades seguem investigando a atuação dessas facções, que operam nas localidades do ‘Barreirão’, no bairro Cajazeiras, e na Conquista, coordenando ações criminosas em conjunto.
Leia também | Homens suspeitos de roubar farmácia em Fortaleza são presos em flagrante
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<