Ícone do site Portal GCMAIS

Novo terminal José de Alencar é inaugurado e inicia operações nesta quinta-feira (27)

Novo terminal José de Alencar é inaugurado e inicia operações nesta quinta-feira (27)

Foto: Marcos Moura

O novo Terminal José de Alencar, localizado no Centro de Fortaleza, foi oficialmente inaugurado nesta quinta-feira (27). Com capacidade para atender aproximadamente 55 mil passageiros por dia, o terminal oferecerá 31 linhas de ônibus, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos pelo Centro e substituindo o antigo terminal da Praça da Estação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo o prefeito Sarto, o novo terminal proporcionará mais agilidade e acessibilidade ao Centro de Fortaleza, além de revitalizar o comércio local. “Este é um terminal totalmente novo, para atender mais de 55 mil pessoas por dia. É um equipamento que vai beneficiar toda a população de Fortaleza. Além disso, comerciantes já falaram comigo que, com o terminal entregue, várias lojas vão ser aquecidas e reabrir. Antes, nós tínhamos um contingente de ônibus que ficavam espalhados pelo Centro, dificultando o trânsito. Agora, com o terminal, vamos evitar esses transtornos e trazer conforto à população com segurança e videomonitoramento”, afirmou Sarto.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Novo terminal José de Alencar

O terminal possui três plataformas cobertas para embarque e desembarque, com mais de 2 mil metros quadrados de área. Inclui passarelas elevadas para pedestres, rampas e piso tátil para acessibilidade, além de um sistema de drenagem e pavimentação em concreto de alta durabilidade. A escolha do material assegura resistência ao intenso tráfego de ônibus na região.

Publicidade

Adicionalmente, o terminal oferece banheiros, sala de apoio para motoristas, refeitório, paisagismo, mobiliário urbano e gradis entre as plataformas para garantir segurança e organizar o fluxo de pedestres.

Samuel Dias, titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), destacou que o novo terminal foi construído considerando as demandas dos usuários do Centro. “O prefeito Sarto se comprometeu a entregar quatro terminais e este é o quarto, cumprindo com o plano de governo. Além disso, seguindo a demanda do Sarto, toda essa obra foi feita ouvindo a população, conversando com as pessoas que usam esses equipamentos todos os dias. Lembrando que mais de 90% de nossas obras são nos bairros mais pobres, essa não é uma obra da periferia, mas que atende a periferia de Fortaleza, que vem trabalhar e comprar aqui no Centro”, comentou.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) sinalizou toda a área interna e o entorno do terminal, implantando dois novos semáforos nos cruzamentos da Rua 24 de Maio com a Rua Guilherme Rocha e Rua 24 de Maio com a Rua Liberato Barroso. O equipamento semafórico na Av. Tristão Gonçalves com a Rua Liberato Barroso também foi reconfigurado, incluindo mais um estágio.

Localizado ao lado da estação de metrô, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, o novo terminal facilitará a integração entre os modais de transporte, proporcionando maior conforto e eficiência para os usuários. O investimento total nas obras foi de R$ 13,4 milhões.

O Terminal José de Alencar reunirá 31 linhas de ônibus, distribuídas entre as três plataformas existentes, beneficiando cerca de 55 mil passageiros. O novo equipamento interligará as linhas que passam pelo Centro a outros terminais de Fortaleza e a diversos bairros, como Antônio Bezerra, Parangaba, Bela Vista, Planalto Ayrton Senna e Bom Jardim, facilitando o deslocamento dos usuários.

A previsão é de que sejam realizadas aproximadamente 1.060 viagens por dia, com um total de 133 veículos. Nove pontos de parada localizados no Centro terão seu embarque e desembarque transferidos para o novo terminal. Os pontos desativados incluem locais nas ruas Castro e Silva, Pedro I, General Sampaio e na Av. Tristão Gonçalves.

Para adaptar a nova configuração viária, a AMC implementou sentido único de circulação na Rua Guilherme Rocha entre a Rua 24 de Maio e a Rua General Sampaio. Já a Rua Liberato Barroso teve seu sentido invertido entre a Rua 24 de Maio e a Av. Tristão Gonçalves, concentrando o fluxo veicular no sentido leste-oeste.

Leia também | Guarda Municipal: Sarto envia projeto que cria 205 cargos de inspetor e 62 de subinspetor

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile