O robô faz varreduras nos editais de licitação publicados para verificar se há alguma inconsistência
Tribunal de Justiça do Ceará passa a usar inteligência artificial para avaliar editais de licitação
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vai passar a usar inteligência artificial (IA) para avaliar editais de licitação, conforme divulgado pelo TJ. A plataforma a ser utilizada foi desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). O Robô Alice, que significa “Analisador de Licitações, Contratos e Editais”, é gratuito e está sendo utilizado desde abril deste ano.
Esse robô atua diariamente e de modo automático fazendo varredura nos editais de licitação publicados para verificar se há alguma inconsistência, emitindo informes e alertas. Segundo o TJCE, com isso é possível uma atuação mais eficiente da gestão.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na última sexta-feira (21), durante encerramento da inspeção de rotina do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o coordenador dos trabalhos e auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, desembargador Fábio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro, ressaltou a importância da ferramenta.
Tribunal de Justiça adota uso de inteligência artificial em processos
“Caso identificada alguma inconsistência, é enviado um alerta para o e-mail pré-cadastrado, ensejando providências internas imediatas para verificar o informe, o que pode, eventualmente, resultar em ajuste, suspensão ou cancelamento do certame”, explicou, por sua vez, o consultor jurídico do TJCE, Cristiano Batista da Silva. Para o consultor, esse controle preventivo contínuo e autônomo dá maior segurança às contratações, mitigando riscos e possibilitando uma atuação mais exata da gestão do Tribunal.
Leia também | Operação da Polícia Federal mira criminosos que lavavam dinheiro com imóveis e carros de luxo no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Página
No mês de abril deste ano, o TJCE lançou um novo ambiente virtual para divulgar a estratégia de Transformação Digital do Judiciário estadual. Na página, é possível conhecer os seis eixos contemplados pelo Programa de Modernização do Judiciário Cearense (Promojud): Inovação Tecnológica, Governança e Gestão, Desenvolvimento Humano, Direito da Mulher, Celeridade e Atendimento ao Cidadão.
No espaço, há informações sobre as ações desenvolvidas a partir da implantação de Inteligência Artificial e Automação Robótica de Processos. As ferramentas são utilizadas “para agilizar o trâmite processual, aprimorar o atendimento ao público externo, fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e aperfeiçoar a gestão patrimonial”. Entre as novidades, destaca-se também o robô “Promobot”, que responde dúvidas genéricas sobre o Promojud e perguntas específicas sobre as políticas de aquisição utilizadas no âmbito do programa.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.