A Lua e os planetas Júpiter, Marte e Saturno se alinharão em relação ao ponto de vista terrestre neste sábado, 29. De acordo com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), o fenômeno poderá ser visto tanto do hemisfério norte, quanto do sul durante alguns dias. Mas, no sábado, o alinhamento alcançará seu ponto máximo, tornando-o mais fácil de visualizar.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Esse tipo de evento, chamado pela astronomia de conjunção, ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu. É provocado pelo movimento de translação, realizado pelos planetas em torno do Sol, e pela Lua em torno da Terra.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Apesar de cada planeta ter a sua velocidade de translação e o seu prazo para realizar uma órbita completa – quanto mais distante um planeta está do Sol, mais tempo ele leva para dar uma volta em torno dele , em alguns momentos suas posições podem se alinhar.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Como assistir ao alinhamento dos planetas no Brasil?
– Segundo o Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o melhor horário para observar o alinhamento planetário é pouco antes de amanhecer. Em São Paulo, por exemplo, isso deve acontecer por volta das 6h25 do sábado. Em Brasília, às 6h15, e em Porto Alegre, às 7h20.
– O alinhamento poderá ser visto a olho nu, se o céu estiver limpo. Basta procurar pela conjunção dos astros próxima ao horizonte, na direção leste. Segundo a Nasa, planetas costumam ter um brilho intenso que, diferentemente das estrelas, se mexe ou aparenta piscar.
– Se utilizar binóculos ou telescópio, a visão será de cada corpo celeste. Isso porque, como eles estão distantes uns dos outros no espaço, ao focar com visão ampliada, não será possível ver o alinhamento.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<