O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Ceará (Cepe-UFC) estabeleceu o retorno das aulas no dia 15 de julho, após votação do novo calendário na tarde desta sexta-feira (28). A decisão foi tomada após o encerramento do movimento paredista dos docentes das Universidades Federais cearenses, que durou mais de dois meses.
Os docentes decidiram, por 107 votos a 58, encerrar a greve, na última sexta-feira (21). A decisão foi formalizada após a assinatura de um acordo entre o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e o Governo Federal, ocorrido nesta quinta-feira, 27 de junho.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Novo calendário de aulas da UFC
Os membros do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) aceitaram a proposta que consiste em um reajuste salarial de 0% em 2024, 9% em 2025 e 3,5% em 2026. A oferta foi apresentada pelo Governo ainda em maio deste ano.
“Os professores/as da UFC, UFCA e UNILAB chancelaram o encerramento oficial da greve nas três universidades federais cearenses e o retorno das atividades docentes. A assembleia ocorreu nos jardins da reitoria da UFC, em Fortaleza, com transmissão online para os campi do interior. Na última sexta-feira (21), professores das universidades federais cearenses aprovaram a saída coletiva da greve mediante a assinatura do acordo do ANDES-Sindicato Nacional com o governo federal, concretizada ontem (27)”, informou a Adufc.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Com o fim da greve e a aprovação do novo calendário, a UFC se prepara para retomar suas atividades acadêmicas e administrativas, garantindo a continuidade do semestre letivo e minimizando os impactos causados pela paralisação.
Leia também | Cearenses recebem R$ 252 milhões no 2º lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (28)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<