Ícone do site Portal GCMAIS

Mais de 250 metros de cabos de energia são recuperados após tentativas de furto em Beberibe

Enel Ceará realiza ação com órgãos de segurança e prende uma pessoa por furto de energia em Caucaia

Foto: Reprodução

A Enel Distribuição Ceará conseguiu recuperar 260 metros de cabos de energia que haviam sido alvo de tentativa de furto na região da Sucatinga, em Beberibe, na madrugada desta sexta-feira (28). A ação, que afetou o fornecimento de energia para alguns clientes locais, foi detectada pela distribuidora, que acionou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) e enviou técnicos ao local com apoio policial.

A distribuidora de energia informou que segue trabalhando para reparar os danos na rede e restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, acompanhando o caso em conjunto com os órgãos de segurança. Este incidente faz parte de um problema maior que a Enel Ceará enfrenta: em 2023, mais de 237 quilômetros de cabos de energia foram furtados, afetando gravemente o fornecimento em várias regiões do estado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os municípios mais impactados incluem Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel e Icapuí, principalmente em áreas de praia. Em resposta a esses furtos, a Enel, em parceria com as autoridades de segurança do Ceará, intensificou as investigações e inspeções, incluindo visitas a sucatas em todo o estado. Essas ações resultaram em um aumento de cerca de 150% no número de prisões relacionadas a furtos de cabos entre 2022 e 2023, com 22 pessoas presas em 2023 e 37 prisões registradas até agora em 2024.

Além das operações de campo, a Enel está implementando a substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado em áreas com alta incidência de furtos. Essa medida também está sendo adotada em novos projetos, como obras de extensão de rede, com o objetivo de reduzir os furtos e melhorar a segurança do fornecimento de energia.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Crimes e denúncias

Para facilitar e também incentivar o apoio da população nesses casos, a Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias podem ser feitas gratuitamente, 24h por dia, por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp 85 99993-9526. O papel da população no fortalecimento desse combate é fundamental.

É importante colocar que tanto o furto como a receptação de materiais furtados são crimes com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa é prática criminosa que coloca em risco a vida da população, principalmente aqueles que manipulam a rede elétrica sem treinamento e sem os devidos equipamentos de segurança, podendo também causar curto-circuito e deixar cabos energizados ao solo. Além disso, o furto de cabos afeta diretamente a qualidade do fornecimento de energia, interrompendo o serviço para os clientes.

Leia também | Imagens mostram destruição de loja no Centro de Fortaleza após incêndio desta quinta (27)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile