Ícone do site Portal GCMAIS

Jean-Luc Mélenchon participou da Marcha do Orgulho LGBTQIA+

Foto: Reprodução/Twitter

O candidato da esquerda nas eleições presidenciais da França de 2022 e líder da esquerda, Jean-Luc Mélenchon, participou da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ em Paris. O líder da extrema esquerda foi visto com apoiadores e até pousou para fotos com outras pessoas.

Neste sábado (29), dezenas de milhares de franceses formaram um cortejo colorido nas ruas de Paris, para reivindicar os direitos da comunidade LGBTQIA+ e apelar a uma solidariedade trans em França e no mundo inteiro.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

No cortejo, era possível ver tanques coloridos, insufláveis em forma de unicórnio e corações. O ambiente era bastante festivo e os slogans eram de união e solidariedade. No entanto, as agressões verbais e físicas contra a comunidade LGBTQIA+ são uma realidade a não esquecer. Este ano, a luta contra a transfobia e pela solidariedade trans é o tema principal da Marcha.

A marcha terminou na Praça da Répública, em Paris, onde aconteceu um concerto com os cabeças de cartaz Eddy de Pretto, Bilal Hassani ou a drag queen Piche.

Publicidade

Violência contra a população LGBTQIA+ em Paris:

Em 2023, na França foram registrados mais de 2 300 casos de agressões LGBTfóbicas, de acordo com os dados publicados pela SOS Homofobia. Deste total, cerca de 20% são casos transfóbicos, relacionados, segundo a organização, com o aumento da linguagem transfóbica e dos discursos conservadores.

O ano passado ficou também marcado “pela violência exercida, com uma esmagadora maioria, contra homens gays e bisexuais”, sublinha ainda o relatório da SOS Homofobia. A Marcha do Orgulho LGBTQIA+ regressa às ruas todos os anos desde 2016. Esta edição decorre num contexto particular, em França, em vésperas de eleições legislativas antecipadas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também| Projeto de Jiu-Jitsu irá oferecer aulas anti-bullying para crianças

Sair da versão mobile