Ícone do site Portal GCMAIS

Chuvas ficam dentro da média histórica no Ceará no mês de junho, diz Funceme

Chuvas ficam dentro da média histórica no Ceará no mês de junho, diz Funceme

Foto: Reprodução

O Ceará teve, em 2024, uma quadra chuvosa que surpreendeu as previsões iniciais e bateu recordes positivos em volume de precipitações. Em junho, o acumulado de chuvas naturalmente reduz – mas, ainda assim, neste ano, ficou dentro da média histórica.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A chamada “normal meteorológica” registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o mês de junho é de 37,2 milímetros, quantidade considerada baixa na divisão estabelecida pelo órgão. O mês passado, então, superou a média: choveu no Ceará 43,9 mm durante no sexto mês deste ano, cerca de 18% acima da média. A quantidade, porém, é considerada “em torno da normal”.

Maciço de Baturité

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

O cenário é semelhante ao registrado em 2023: a região mais chuvosa do Estado após o fim da quadra “invernosa” do ano passado também foi o Maciço do Baturité. Para o próximo mês, o cenário deve ser de escassez: a média histórica de julho é de 15 milímetros, que não foram atingidos pelo Estado no ano passado. Julho de 2023 terminou com apenas 8 mm de chuvas nos 31 dias em todo o Ceará.

Chuvas no Ceará: previsão para os próximos dias

O tempo deve permanecer firme no Ceará, com “condições de sol e poucas nuvens” entre hoje (1°) e quarta-feira (3) em todas as regiões, segundo aponta a previsão da Funceme. Entre a noite de hoje a madrugada, porém, “há baixa possibilidade de chuva fraca e isolada no Litoral de Fortaleza e no centro-sul das macrorregiões da Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns”.

“As chuvas previstas devem ocorrer devido a efeito de brisa e combinação de temperatura, umidade e relevo”, complementa o órgão. Em relação à temperatura, estão previstos valores mínimos em torno de 15°C para as regiões de serra, especialmente na madrugada e manhã no Cariri.

À tarde, “a maior incidência de radiação solar deve favorecer o aumento rápido da temperatura, que pode chegar a 36°C na Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns”. No Litoral de Fortaleza, os termômetros devem marcar valores entre 24°C e 32°C.

Leia também | Moto parada em rua é furtada por homem com roupa de motorista de app e comparsa

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile