Ícone do site Portal GCMAIS

Morre aos 89 anos o ex-senador cearense Reginaldo Duarte

Morre aos 89 anos o ex-senador cearense Reginaldo Duarte

Foto: Reprodução / Agência Senado

Faleceu na madrugada desta terça-feira (2) o ex-senador cearense Reginaldo Duarte, aos 89 anos, devido a complicações cardíacas. Duarte estava internado em um hospital em Barbalha, na região do Cariri cearense.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Reginaldo Duarte serviu no Senado de 1991 a 2007, ocupando cargos tanto como suplente quanto como titular. Ele inicialmente foi eleito como suplente na chapa de Beni Veras e, posteriormente, na chapa encabeçada pelo ex-senador Luiz Pontes (PSDB).

Duarte, agropecuarista e empresário, era conhecido por defender a instalação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ele completou o ensino primário na Escola Senador Martiniano de Alencar em Barbalha, o ginásio no Diocesano de Crato e o colegial no Colégio Santo Antônio, também em Barbalha.

Durante seu mandato no Senado, Duarte apresentou um projeto e publicou um folheto sobre o aproveitamento integrado do Rio Carás em 2001. Em 2003, ele também propôs a criação da Universidade Federal do Cariri, que foi inicialmente implantada como um Campus Avançado em Juazeiro do Norte, após intensa luta e vários pronunciamentos no Senado.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Duarte foi um grande defensor da transposição das águas do Rio São Francisco, destacando a importância dessa obra para o semiárido nordestino. Ele afirmava: “vim aqui para legislar em prol do interesse nacional” e chegou a publicar um folheto com esse título para prestar contas de sua atuação. Em Brasília, Reginaldo mobilizou autoridades para participar da festa do Sesquicentenário de Padre Cícero em 1994, em Juazeiro do Norte.

Leia mais | Idoso é hospitalizado após ser agredido a tijoladas por companheiro de bebidas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile