QUEM USOU, USOU

Adeus ao Koo: empresa anuncia encerramento do aplicativo

A decisão vem após o fracasso nas negociações de aquisição com a Dailyhunt, que era vista como a última esperança para a sobrevivência da plataforma no mercado

Compartilhe:
3 de julho de 2024
Portal GCMAIS

O Koo fechou? A rede social indiana que ganhou notoriedade após as mudanças no antigo Twitter, agora chamado X, anunciou oficialmente o encerramento de suas operações. A decisão vem após o fracasso nas negociações de aquisição com a Dailyhunt, que era vista como a última esperança para a sobrevivência da plataforma no mercado.

Adeus ao Koo: empresa anuncia encerramento do aplicativo
Foto: Reprodução/Koo

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (3), os fundadores do Koo, Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, informaram que as negociações não se materializaram em um acordo. “Exploramos parcerias com várias empresas de internet maiores, conglomerados e casas de mídia, mas essas conversas não produziram o resultado que queríamos. A maioria deles não queria lidar com conteúdo gerado pelo usuário e a natureza selvagem de uma empresa de mídia social”, explicaram em publicação no LinkedIn.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“É com muito pesar que informamos que Koo não estará mais operacional”, aponta o comunicado oficial. “Temos procurado arrecadar fundos nos últimos 2 anos, mas o mercado de financiamento azedou, não apenas para o Koo, mas para milhares de startups. Tornando muito difícil continuar executando as operações”, complementaram os fundadores.

Apesar de ter garantido mais de US$ 60 milhões em financiamento de investidores importantes, o Koo enfrentou grandes desafios para expandir sua base de usuários e gerar receita nos últimos dois anos. Em 2023, a empresa, como grande parte do setor tecnológico, realizou cortes significativos visando aumentar a eficiência do trabalho, demitindo 30% de seus funcionários. Apesar dessas medidas, a rede social não conseguiu atrair novos investimentos e a venda do Koo se tornou a última estratégia para manter o negócio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Encerramento do Koo, a rede social que rivalizou com o X (Twitter)

Lançado em 2020, o Koo ganhou popularidade rapidamente após usuários do Twitter expressarem insatisfação com a gestão de Elon Musk e começarem a buscar alternativas. Em seguida, o aplicativo expandiu sua rede para vários países, incluindo o Brasil, onde alcançou 2 milhões de usuários em apenas quatro dias após o lançamento. A popularidade, todavia, levou a empresa a contratar uma equipe de comunicação no Brasil e considerar a abertura de um escritório no país.

No entanto, desde julho de 2022, o Koo começou a ver uma queda acentuada na base de usuários, perdendo 5 milhões de usuários ativos entre julho de 2022 e janeiro de 2023. Porém, a rede social, continuou a perder popularidade nos últimos meses, levando ao inevitável encerramento das operações.

Leia também | Programa Nossas Guerreiras inicia nova etapa de crédito para empreendedoras, em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.