O Koo fechou? A rede social indiana que ganhou notoriedade após as mudanças no antigo Twitter, agora chamado X, anunciou oficialmente o encerramento de suas operações. A decisão vem após o fracasso nas negociações de aquisição com a Dailyhunt, que era vista como a última esperança para a sobrevivência da plataforma no mercado.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (3), os fundadores do Koo, Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, informaram que as negociações não se materializaram em um acordo. “Exploramos parcerias com várias empresas de internet maiores, conglomerados e casas de mídia, mas essas conversas não produziram o resultado que queríamos. A maioria deles não queria lidar com conteúdo gerado pelo usuário e a natureza selvagem de uma empresa de mídia social”, explicaram em publicação no LinkedIn.
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“É com muito pesar que informamos que Koo não estará mais operacional”, aponta o comunicado oficial. “Temos procurado arrecadar fundos nos últimos 2 anos, mas o mercado de financiamento azedou, não apenas para o Koo, mas para milhares de startups. Tornando muito difícil continuar executando as operações”, complementaram os fundadores.
Apesar de ter garantido mais de US$ 60 milhões em financiamento de investidores importantes, o Koo enfrentou grandes desafios para expandir sua base de usuários e gerar receita nos últimos dois anos. Em 2023, a empresa, como grande parte do setor tecnológico, realizou cortes significativos visando aumentar a eficiência do trabalho, demitindo 30% de seus funcionários. Apesar dessas medidas, a rede social não conseguiu atrair novos investimentos e a venda do Koo se tornou a última estratégia para manter o negócio.
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Encerramento do Koo, a rede social que rivalizou com o X (Twitter)
Lançado em 2020, o Koo ganhou popularidade rapidamente após usuários do Twitter expressarem insatisfação com a gestão de Elon Musk e começarem a buscar alternativas. Em seguida, o aplicativo expandiu sua rede para vários países, incluindo o Brasil, onde alcançou 2 milhões de usuários em apenas quatro dias após o lançamento. A popularidade, todavia, levou a empresa a contratar uma equipe de comunicação no Brasil e considerar a abertura de um escritório no país.
No entanto, desde julho de 2022, o Koo começou a ver uma queda acentuada na base de usuários, perdendo 5 milhões de usuários ativos entre julho de 2022 e janeiro de 2023. Porém, a rede social, continuou a perder popularidade nos últimos meses, levando ao inevitável encerramento das operações.
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