Com o objetivo de garantir a segurança dos banhistas durante o período de férias escolares de meio de ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) deu início à Operação Férias 2024. A operação, que ocorrerá durante todo o mês de julho, foi lançada na tarde da última segunda-feira (1º) no Espigão do Náutico, no bairro Meireles, em Fortaleza.
Durante o evento de lançamento, o CBMCE apresentou o reforço que será empregado nas praias onde atua, aumentando o número de postos de guarda-vidas para atender a demanda crescente de banhistas. As praias contempladas pela operação são: Jericoacoara, Cauípe, Cumbuco, Icaraí, Leste-Oeste, Praia do Futuro e Canoa Quebrada. Ao todo, 62 bombeiros estarão distribuídos em 31 postos diários até o fim do período de férias, em 4 de agosto.
Além do aumento no efetivo de guarda-vidas, a operação contará com a utilização de viaturas 4×4, motos aquáticas, quadriciclos e botes de salvamento infláveis. Na Praia do Futuro e na Barra do Cauípe, haverá ainda o reforço de duas viaturas de tipo resgate, equipadas para atendimento pré-hospitalar, essencial em situações que requerem oxigenoterapia.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Na orla da avenida Beira-Mar, em Fortaleza, os bombeiros cearenses estarão presentes em um posto do Programa Praia Acessível, que, apesar de não ser uma área de atuação direta do CBMCE, oferecerá a estrutura necessária para que pessoas com dificuldades de locomoção possam desfrutar de um banho de mar seguro.
Corpo de Bombeiros do Ceará lança operação com foco na segurança de banhistas
Durante o lançamento da Operação Férias de 2024, a 1ª Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE realizou uma ação de limpeza subaquática no entorno do Espigão do Náutico, na Beira-Mar de Fortaleza. Com a participação de 14 mergulhadores, a iniciativa retirou mais de 20 quilos de lixo do mar, incluindo sacos plásticos, garrafas plásticas, garrafas de vidro, calçados, materiais de natação e pedaços de vestimentas. Todo o material coletado foi devidamente ensacado e descartado em local apropriado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A ação de limpeza subaquática visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do ambiente marinho. O descarte inadequado de lixo nos oceanos provoca sérios danos à fauna e à flora marinha, além de representar riscos à saúde humana. Ao remover os dejetos do fundo do mar, os mergulhadores do CBMCE contribuíram para a preservação do ecossistema local e garantiram um ambiente mais seguro para banhistas e praticantes de esportes náuticos.
A Operação Férias foi lançada dentro da programação da Semana de Prevenção de 2024, que é realizada por todos os Corpos de Bombeiros do Brasil. A iniciativa reforça o compromisso do CBMCE com a segurança e bem-estar da população, além de promover ações de preservação ambiental, fundamentais para a sustentabilidade dos recursos naturais.
Leia também | Secretaria da Fazenda abre seleção para 39 Vagas de estágio em nível superior
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<