Ícone do site Portal GCMAIS

Pesquisadores do Ceará desenvolvem estudo para produção de hidrogênio verde

Pesquisadores do Ceará desenvolvem estudo para produção de Hidrogênio Verde

Foto Ascom Secitece

Pesquisadores do Ceará estão realizando um estudo para a produção de hidrogênio verde. A pesquisa é conduzida pelo Laboratório Inova Pecém (LABINPEC), localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Pecém, a 51 km de Fortaleza.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Liderado pelo professor Michael Duarte, o estudo utiliza a eletrólise, um processo químico que usa eletricidade para produzir hidrogênio. “Estamos analisando a influência de diversas variáveis relacionadas ao processo de produção de hidrogênio por eletrólise, utilizando fontes de energia renovável. Usamos, por exemplo, painéis fotovoltaicos acoplados diretamente aos eletrolisadores”, explicou Duarte.

A energia solar para a produção de hidrogênio verde é gerada por painéis instalados pela Secitece no Campus IFCE/Pecém. Esses painéis fazem parte da Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica de 400kWp, o maior equipamento público de geração fotovoltaica do estado, com 1.800 m² de área coberta por 895 painéis, cabos e inversores elétricos distribuídos sobre os blocos C, D e E do campus. Os recursos para a construção da usina, quase R$ 1,3 milhão, foram obtidos por meio de um convênio entre o Governo do Ceará/Secitece e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“Na pesquisa, monitoramos e controlamos variáveis do processo de produção de hidrogênio por eletrólise alcalina, como a condutividade da água, a tensão e a corrente elétrica. Analisamos como essas variáveis influenciam o processo para garantir que ele ocorra de forma segura e eficiente. A partir dos resultados, vamos propor um sistema de baixo custo para monitoramento e controle da produção de Hidrogênio Verde”, destacou Michael.

Publicidade

>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O projeto de pesquisa está previsto para ser concluído em setembro e recebe apoio financeiro do IFCE por meio de editais de iniciação científica.

Diversas pesquisas e incentivos na área de energias renováveis vêm despontando, com memorandos assinados e investimentos para produção do Hidrogênio Verde. A Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica em Pecém é a primeira etapa de um projeto que prevê a criação de um Complexo de Energias Renováveis no local, incluindo um laboratório para atender às demandas da região.

Leia também| Sarto fiscaliza obras da Escola de Saúde Pública de Fortaleza nesta quarta-feira (03)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile