A colônia de férias nos equipamentos da Secretaria da Proteção Social (SPS) começou na última segunda-feira (1º), trazendo uma programação animada e repleta de brincadeiras para crianças e adolescentes. Com o tema “Brincando Divertidamente”, as atividades acontecem em centros comunitários, ABCs, circos-escolas e no Espaço Viva Gente. A iniciativa visa promover a interação entre jovens de 5 a 17 anos e fortalecer os laços de amizade, oferecendo todas as atividades de forma gratuita. As inscrições estão abertas até o dia 10 de julho.
O secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, destaca a importância da colônia de férias como uma ação já estabelecida nos equipamentos da SPS. “Nossos equipamentos já oferecem atividades no contraturno escolar. Durante as férias, ampliamos essas atividades e o número de atendimentos para proporcionar um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento dos jovens”, observa.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Gésica Machado, coordenadora do ABC Serrinha, explica que durante as férias o local expande seu atendimento para acolher cerca de 300 jovens diariamente. “Queremos evitar que os jovens fiquem ociosos, por isso abrimos o espaço nos turnos da manhã e tarde para todos que buscam atividades”, afirma. O ABC Serrinha recebe crianças e adolescentes de diversos bairros de Fortaleza, como Serrinha, Parangaba, Itaperi, Montese, Aeroporto, Parque Dois Irmãos e Itaoca. As atividades oferecidas incluem jogos de tabuleiro, balé, violão, karatê, capoeira e uma copinha interna de futsal.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No Espaço Viva Gente, a assistente social Jordana Martins enfatiza a importância da colônia de férias para resgatar brincadeiras antigas que estão sendo esquecidas devido à tecnologia. “As atividades de férias ajudam as crianças e adolescentes a se desconectarem e socializarem entre si”, explica. Além das atividades internas, o Espaço Viva Gente também planeja programação externa para os jovens, incluindo visitas à Cidade Mais Infância, ao Planetário e ao Museu da Fotografia.
A programação externa inclui uma visita à Cidade Mais Infância no dia 11 de julho, ao Planetário no dia 18 de julho, e ao Museu da Fotografia no dia 30 de julho, oferecendo uma experiência enriquecedora e diversificada para os participantes.
Leia também | Centro de Línguas do Imparh tem inscrições abertas até próximo domingo (7)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<