A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) atuou no caso e conseguiu que o juiz da 2º Vara da Infância e Juventude aplicasse uma medida socioeducativa ao jovem
Justiça determina que adolescente pague cadeiras quebradas na Arena Castelão durante briga de torcidas em Clássico-Rei
A Justiça determinou que um adolescente pague três cadeiras que foram quebradas na Arena Castelão durante uma briga entre torcidas em um Clássico-Rei, partida entre Ceará e Fortaleza. O confronto aconteceu na arquibancada em um jogo da Copa do Nordeste de 2023. A decisão judicial foi estabelecida em junho de 2024.

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) atuou no caso e conseguiu que o juiz da 2º Vara da Infância e Juventude aplicasse uma medida socioeducativa ao jovem. Com isso, foi estabelecido que o adolescente reparasse os estragos causados a três cadeiras, totalizando a quantia de R$ 1.388,55, que será dividida em seis parcelas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O titular da 2° Defensoria da Infância e Juventude de Fortaleza, José Vagner de Farias atuou na defesa do adolescente e explica que a medida não apenas tem caráter educativo, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). De acordo com o defensor, como o caso demorou a ser julgado e o adolescentes já estava estagiando, o rapaz poderia arcar com os custos dos reparos por meio do parcelamento.
O episódio aconteceu no dia 5 de março de 2023. Na ocasião, o conflito entre duas torcidas organizadas resultou na depredação do estádio, com vários assentos quebrados.
Os envolvidos na briga foram identificados com a ajuda de imagens do circuito interno de segurança. Eles foram encaminhados para uma delegacia da Polícia Civil, mas apenas o adolescente foi responsabilizado pela confusão, sendo indiciado por ato infracional análogo a dano contra o patrimônio público.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Medidas educativas
O ECA estabelece seis medidas socioeducativas a serem aplicadas por jovens que entrem em conflito com a lei:
- Advertência
- Obrigação de reparar o dano
- Prestação de serviços à comunidade
- Liberdade assistida
- Inserção em regime de semiliberdade
- Internação em estabelecimento educacional.
Segundo a Defensoria Pública, a medida de internação, a mais restritiva de direitos, deve ser breve e respeitar a condição de desenvolvimento do adolescente, tendo um caráter eminentemente pedagógico.
Leia também | STF mantém multa a Arthur do Val por chamar bolsonaristas de ‘gado’ em vídeo
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Janja se emociona e lembra apoio do papa Francisco a Lula durante prisão do petista

Elmano de Freitas apresenta Polo Automobilístico do Ceará em feira na China

Novo exame para avaliar alunos de Medicina no Brasil será porta de entrada para residência
