MONUMENTOS HISTÓRICOS

Sem restauração, estátuas de Fortaleza são alvos de vândalos e da ação do tempo

Patrimônios culturais, ao longo dos anos, têm sido prejudicados pela ação do tempo e por atos de vandalismo

Compartilhe:
5 de julho de 2024
Portal GCMAIS

As estátuas e esculturas que compõem a identidade cultural das praças de Fortaleza estão passando por um processo de restauração. Esses patrimônios culturais, ao longo dos anos, têm sido prejudicados pela ação do tempo e por atos de vandalismo.

Sem restauração, estátuas de Fortaleza são alvos de vândalos e da ação do tempo
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Um exemplo claro dessa deterioração é a estátua de Bárbara de Alencar, importante revolucionária da Confederação do Equador e da Revolução Pernambucana. Localizada na praça que leva seu nome na Avenida Heráclito Graça, a estátua, construída há 10 anos, exibe sinais de ferrugem, rachaduras e um dedo prestes a cair. A base da estátua também está rachada e pichada.

Outro caso é a estátua do escritor cearense José de Alencar, um dos principais autores do romantismo, situada no centro da cidade. Embora tenha sido restaurada recentemente, já sofreu vandalismo e pichação.

Na Praça dos Leões, também no centro de Fortaleza, a estátua da escritora cearense Rachel de Queiroz, a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, teve seus óculos e a placa roubados. Contudo, o monumento deve passar por restauração em breve.

Antônio Pereira, aposentado, expressou sua preocupação. “O povo do Ceará devia ter mais cuidado. Eu passo aqui e fico triste quando vejo até a placa que conta a história de Rachel de Queiroz.”

Todas as esculturas da Praça dos Leões estão sendo restauradas pelo Patrimônio Histórico Cultural da Secultfor, com previsão de conclusão até o final do ano. Diego Amora, coordenador do patrimônio da Secultfor, ressaltou a importância das etapas iniciais do processo. “Foi concluída agora a primeira etapa, que envolve diagnóstico e pesquisa de todas as peças e elementos escultóricos. Este trabalho é essencial para verificar a origem, autoria e materiais utilizados em intervenções passadas, fundamentando os processos de restauro que se iniciam agora.”

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sem restauração, estátuas de Fortaleza são alvos de vândalos e da ação do tempo

Leia também | Família Dias de Souza ergue estátua de Nossa Senhora de Fátima em Guaramiranga e nova praça é construída no entorno

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.