Portal GCMAIS

Cid Carvalho é homenageado com medalha comemorativa aos 150 anos da Justiça cearense

Entrega foi feita na residência do jornalista e contou com a presença de sua esposa Luce Carvalho e de seu Filho, Antonino Carvalho. Foto: Divulgação

O advogado, professor, jornalista e radialista Cid Carvalho foi agraciado, na última sexta-feira (5), com a Medalha comemorativa que marca os 150 anos de história do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e de outros seis tribunais de justiça do país, completados em fevereiro.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A outorga foi assinada pelo desembargador presidente do Tribunal de Justiça, Abelardo Benevides, e entregue pelo representante do órgão, jornalista Ilo Santiago. A medalha celebra o sesquicentenário dos Tribunais com assinatura de Dom Pedro II, pelo decreto imperial número 2342 de 06 de agosto de 1873.

Foto: Divulgação

Medalha comemorativa a Cid Carvalho

O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) confeccionou a medalha comemorativa que marca o sesquicentenário da Corte cearense e de outros seis tribunais de justiça do país: Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. A condecoração foi entregue pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, ao presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, durante a 10ª edição do Encontro anual, realizado no Rio de Janeiro, em março deste ano.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Estado é o órgão do Poder Judiciário com jurisdição em todo o território estadual para decidir, em Segunda Instância, todas as questões relativas à Justiça. O Tribunal da Relação da Província do Ceará (atual Tribunal de Justiça) foi instalado solenemente em 3 de fevereiro de 1874 no Paço da Assembleia Provincial.

Inicialmente, o Tribunal da Relação funcionou no sobrado do Tenente Coronel Antônio Pereira de Brito e Paiva, na rua Amélia, hoje Senador Pompeu.

Cid Carvalho

Nascido em 25 de agosto de 1935, filho do poeta e romancista Jáder de Carvalho e da escritora Margarida Saboia de Carvalho, Cid Carvalho começou a trabalhar com comunicação aos 12 anos de idade. E não demorou muito para ele começar a carreira como comentarista político e esportivo em 1948, na Rádio Uirapuru e na Rádio Assunção.

Cid também presidiu a associação dos profissionais da crônica desportiva e atuou como comunicador em Brasília, enquanto estava no senado, pelo estado do Ceará em 1987 a 1995. Foi procurador da Fazenda e procurador de contas da União, escreveu mais de 30 livros, assumiu a cadera 20 da Academia Cearense de Letras e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1966.

Foi na Comunicação que Cid Carvalho foi coroado como “o rei do rádio cearense”. Em sua trajetória, o comunicador passou por diversos veículos em Fortaleza, mas fez história aqui no Grupo Cidade de Comunicação, onde comanda o programa diário “Antenas e rotativas” e o quadro “Doa a quem doer”, na rádio Cidade AM 860.

Cid carvalho narrou o início do regime militar, a morte de Mahatma Gandhi, entre outros fatos marcantes. Em sua trajetória de sucesso e grandes contribuições na sociedade, o comunicador também ajudou a fundar a TV Cidade Fortaleza. Ele participou da inauguração da Tv Uirapuru canal 8, em agosto 1978, que passou a ser Tv cidade, em junho de 1981.

Na rádio AM cidade 860 e na TV, a voz firme do Dr. Cid sempre marcou os comentários sobre política e atualidades, inclusive no auge da pandemia de covid-19. O radialista fez o programa no estúdio improvisado na sala de casa. Diariamente, ao meio dia, em várias frequências, a voz dele que ecoa nas rádios cearenses.

Leia também | Grupo Cidade recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile