Ícone do site Portal GCMAIS

Síndrome de Patau: entenda a doença rara do filho de Zé Vaqueiro, que morreu aos 11 meses

Síndrome de Patau: entenda a doença rara do filho de Zé Vaqueiro, que morreu aos 11 meses

Foto: Reprodução/TV Brasil

O filho do cantor Zé Vaqueiro com a empresária Ingra Soares faleceu aos 11 meses devido a Síndrome de Patau, uma doença rara e grave que provoca várias consequências para os bebês. Arthur, que esteve internado desde o nascimento, em julho de 2023, teve sua morte anunciada na madrugada desta terça-feira (9) no Instagram do pai.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Arthur foi diagnosticado com a síndrome da trissomia do cromossomo 13, conhecida como Síndrome de Patau. A condição pode ser detectada pelos médicos antes do nascimento, através de ultrassom ou exames de sangue na mãe.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Síndrome de Patau

A Síndrome de Patau, de acordo com o Manual MSD, “é uma doença cromossômica causada pela presença de um cromossomo 13 extra, que provoca incapacidade intelectual grave e anomalias físicas”. Não há cura para essa condição, e os bebês diagnosticados geralmente apresentam defeitos graves no cérebro, olhos, face e problemas cardíacos.

Publicidade

A trissomia 13 é uma síndrome rara, afetando 2 em cada 10.000 gestações. O cromossomo extra geralmente provém da mãe, e o risco aumenta com a idade materna. Ingra, mãe de Arthur, tem 32 anos e outros dois filhos.

Cerca de 80% dos bebês com a condição têm problemas cardíacos. Além disso, o desenvolvimento cerebral dessas crianças é inadequado. Anomalias faciais, como lábio leporino, olhos pequenos e defeitos nas íris, também são comuns.

Arthur, filho do cantor Zé Vaqueiro, ficou internado por 10 meses e recebeu alta no último mês, mas precisou retornar ao hospital um dia depois. A morte do bebê gerou grande comoção na internet.

Sair da versão mobile