Ícone do site Portal GCMAIS

Assembleia Legislativa do Ceará aprova lei que garante notificação em tempo real sobre falta de energia

Assembleia Legislativa do Ceará aprova lei que garante notificação em tempo real sobre falta de energia

Foto: Agência Brasil

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta quarta-feira (10), o projeto de lei 67/2023, que determina que as concessionárias de energia elétrica do Estado informem, em tempo real, sobre a ocorrência de falta de energia. Esta medida se aplica especificamente à Enel Distribuição Ceará, responsável pelo fornecimento de energia no estado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A proposta, de autoria do deputado estadual e líder do governo na Alece, Romeu Aldigueri (PDT), foi aprovada e agora segue para a sanção do governador Elmano de Freitas (PT). O projeto estabelece que as informações sobre a interrupção de serviços sejam disseminadas por meio de aplicativos móveis, sites e redes sociais das concessionárias, garantindo que os consumidores sejam prontamente informados sobre qualquer descontinuidade no fornecimento de energia elétrica.

De acordo com o texto do projeto, a iniciativa surgiu em resposta ao crescente número de reclamações sobre interrupções no fornecimento de energia, que causam prejuízos significativos tanto para consumidores residenciais quanto para o setor comercial, afetando negativamente a vida cotidiana e a atividade econômica do Estado.

Além da notificação sobre as ocorrências, a lei também exige que sejam fornecidas explicações claras sobre os motivos das interrupções e estimativas para o restabelecimento dos serviços, conforme explicou Romeu Aldigueri. “A medida abre caminho para que consumidores afetados busquem reparações judiciais por eventuais danos, fundamentando suas ações em informações oficiais e transparentes fornecidas pelas concessionárias”, afirmou o autor do projeto.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em caso de descumprimento, a proposta prevê a aplicação de multas, cujos valores serão destinados ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID).

Deputados coautores do projeto de lei nº 67/2023:

– De Assis Diniz (PT)
– Marcos Sobreira (PDT)
– Davi de Raimundão (MDB)
– Nizo Costa (PT)
– David Durand (Republicanos)
– Missias Dias (PT)
– Fernando Santana (PT)
– Jô Farias (PT)
– Guilherme Sampaio (PT)
– Carmelo Neto (PL)
– Audic Mota (MDB)
– Dra. Silvana (PL)
– João Jaime (PP)
– Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos)
– Bruno Pedrosa (PP)
– Guilherme Landim (PDT)
– Sargento Reginauro (União Brasil)
– Juliana Lucena (PT)
– Guilherme Bismarck (PDT)
– Emília Pessoa (PSDB)
– Danniel Oliveira (MDB)

Leia também | Metade da costa cearense perderá ao menos 10 metros de faixa de areia, diz estudo da UFC

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile