Na manhã desta quinta-feira (11 de julho), o Papa Francisco anunciou a nomeação de Dom Valdemir Vicente Andrade dos Santos como bispo da diocese de Juazeiro, município do interior da Bahia. Até então, Dom Valdemir era bispo titular de “Castabala” e bispo auxiliar na arquidiocese de Fortaleza.
Dom Valdemir nasceu no estado de Sergipe e completou os estudos em filosofia no Seminário Maior de Aracaju, em 1997. Posteriormente, foi enviado a Roma, na Itália, onde obteve licenciatura e mestrado em teologia no Ateneu Regina Apostolorum dos Legionários de Cristo. Em 2001, contudo, foi incardinado na arquidiocese de Aracaju, onde ocupou diversos cargos importantes, como pároco, administrador paroquial, professor no seminário maior, reitor do seminário menor e chanceler. Além disso, ele também atuou como vigário paroquial na paróquia de São José Esposo de Maria, na diocese de Albano, Itália, e como vigário geral e pároco da Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Desde 2018, Dom Valdemir servia como bispo auxiliar de Fortaleza e bispo titular de “Castabala”, um título simbólico usado para denominar um bispo sem diocese própria. “Castabala” é o nome de uma antiga diocese localizada em um território que hoje faz parte da Turquia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Dom Valdemir é nomeado bispo da diocese de Juazeiro, na Bahia
A Arquidiocese de Fortaleza utilizou as redes sociais para expressar sua gratidão pelo tempo de serviço prestado por Dom Valdemir. “Agradecemos ao Senhor pela vida doada de Dom Valdemir em nossa Igreja Particular ao longo desses últimos 6 anos”, dizia a mensagem. Agora, Dom Valdemir assume a liderança da diocese de Juazeiro, onde trará sua vasta experiência e dedicação pastoral para a comunidade católica baiana.
Leia também |Nicolas Cage afirma que vai se aposentar em breve: ‘Devo fazer mais três ou quatro filmes’
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<